2 May 2023
Variante Arcturus do coronavírus é detectada no Brasil; entenda nível de gravidade

A arcturus foi encontrada pela primeira vez na Índia, no início do ano, e desde então vem sendo encarada pela OMS como uma variante de atenção. No país, ela causou uma onda de novas infecções e se tornou a cepa dominante.
Apesar de provocar uma onda de novos casos, e numa velocidade maior do que as variantes encontradas anteriormente, a arcturus até o momento não deu indícios de maior gravidade.
"As evidências atuais relacionadas a esta linhagem da variante ômicron não indicam risco adicional à saúde pública se comparada a XBB.1.5 (principal linhagem em circulação no Brasil atualmente), bem como não há evidências de alteração na gravidade dos casos", informou o Ministério da Saúde.
O que se sabe sobre a arcturus
A arcturus é uma sublinhagem da variante XBB, que por sua vez é uma "descendente" da ômicron. Ela carrega várias alterações no seu código genético, o que aparentemente aumenta a sua capacidade de se espalhar e de escapar da imunidade adquirida pela vacina ou por já ter contraído a covid.
Ela tem uma característica que a difere das anteriores: um dos sintomas apresentados é a conjuntivite (principalmente em crianças), acompanhada de febre alta e tosse.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Divulgação.