Vandalismo: estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada em Salvador

redacao@aloalobahia.com

A escultura de Mãe Stella de Oxóssi, que fica na avenida que leva o nome da yalorixá, em Salvador, foi incendiada na madrugada deste domingo (4). De acordo com a prefeitura da capital baiana, responsável pelo equipamento, a imagem foi vandalizada.

Por meio de nota, a prefeitura informou que registrou o crime na 12ª delegacia, em Itapuã, e que acompanhará as investigações do caso pelas autoridades policiais. A peça danificada será retirada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), para ser recuperada.
HCzVhhu.md.webp
Sobre o monumento

O monumento foi instalado e inaugurado em abril de 2019, cerca de cinco meses após a morte de Mãe Stella. A yaloxirá morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, e foi uma das principais mães de santo do país.

A obra completa tem 8,5 metros de altura, incluindo uma base de concreto de dois metros. A estátua de Mãe Stella tem tamanho real e, somada ao trono onde está sentada, chega a mais dois metros de altura. Já Oxóssi, que também está em cima da base, tem 6,5 metros.

Restauração do monumento de Mãe Stella de Oxóssi terá recursos federais, garante deputado
 
Presidente do PDT da Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior afirmou que irá garantir recursos no Orçamento Geral da União (OGU) para a restauração do monumento de Mãe Stella de Oxóssi, que foi incendiada criminosamente neste domingo (04). A obra de arte do escultor Tatti Moreno fica localizado na via de mesmo nome, que liga a avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e a orla de Stella Maris, em Salvador.
 
O valor da emenda impositiva, de caráter individual, será definido pela prefeitura da capital, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secul), gerida pela pedetista Andrea Mendonça. "Vamos assegurar recursos tanto para a restauração quanto para reforçar a segurança da estátua, que tem sofrido com diversos atos de vandalismo e intolerância religiosa", disse Félix.
 
Uma das soluções apontadas pelo parlamentar para melhorar a segurança é a instalação de novas câmeras exclusivas para vigiar o monumento. "Isso inibiria atos como o que ocorreu neste domingo, ao mesmo tempo em que facilitaria a identificação dos autores".

Confira postagem no Instagram: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias