Vacinação para covid-19 na Bahia só em março de 2021, aponta secretário de Saúde

Em entrevista ao programa Saúde & Bem Estar do jornal CORREIO, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, pontuou que uma possível vacina para covid-19 só deve começar a ser aplicada na população do estado a partir de março de 2021.

Apesar da Bahia ter a parceria com a Rússia em andamento para a distribuição de 50 milhões de doses da vacina, o secretário destacou que o prazo para o início da imunização ainda depende da aprovação e registro da vacina junto à Anvisa. Além disso, reforçou que, na rede pública, a vacina não terá como contemplar todos os baianos. “A prioridade serão as pessoas que são grupos de risco”.

Vilas-Boas destacou ainda que não acha seguro o retorno das aulas sem vacina, que  os hospitais de campanha devem ser desativados progressivamente e reforçou a necessidade das pessoas continuarem usando as máscaras pois há um risco de uma segunda onda da pandemia a exemplo do que já aconteceu em países da Europa. O secretário falou também do legado de infraestrutura para a saúde do estado com a intenção de manutenção de 60% dos atuais leitos de UTI.

"Não é hora de relaxar, se nós hoje estamos com taxas de internação menores do que 50%, foi fruto de esforço coletivo. Não é hora de colocar tudo a perder. É importante frisar que ainda há regiões com taxas maiores, pois a pandemia é heterogênea.  Temos que estar atentos e observando sinais de retomada. É possível que haja uma segunda onda da doença, pois foi o que aconteceu em todo o mundo. Estamos preparados, com leitos disponíveis, caso isso aconteça", pontua.

As eleições municipais, programadas para acontecer em novembro, também foram abordadas na conversa. De acordo com o titular da Sesab, o uso de máscaras e o distanciamento diminuem o risco de disseminação do coronavírus nos espaços de votação. Ele afirmou ainda que espera que candidatos que foram flagrados patrocinando ou tomando parte de eventos que desrespeitem as determinações de saúde sejam punidos.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias