Uso de celular nas salas de aula pode ser proibido em toda Bahia

redacao@aloalobahia.com

O uso do telefone celular pode ser proibido nas salas de aula das instituições de educação da Bahia. Isso porque o projeto de lei (PL) nº 25.203/2024, do deputado estadual Roberto Carlos (PV), encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), veta a utilização de qualquer aparelho eletrônico nos estabelecimentos de educação básica da rede pública e privada no estado. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O PL foi publicado na última terça-feira (27) no Diário Oficial da Casa. A única excessão incluída no projeto é para pessoas com deficiência (PcD) ou com problemas de saúde que necessitem dos dispositivos para monitoramento ou auxílio. Caso não se encaixe nessas condições, o aluno só poderá usar o aparelho após autorização do professor e, mesmo assim, apenas para fins pedagógicos. Caso a medida seja aprovada, quem descumprir a regra pode acabar sem o aparelho e até encaminhado à equipe gestora da Unidade Escolar.

Ao propor a medida, o parlamentar levou em consideração as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tempo de tela para crianças e a recomendação da iniciativa de diversos países de banirem total ou parcialmente o uso de celulares nas escolas. 

O alerta veio em junho do ano passado, em um relatório da Unesco destacando que um em cada quatro países restringiam de alguma forma o aparelho nas escolas. Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) de 2022, divulgados em dezembro do ano passado, também mostraram que os celulares e aparelhos eletrônicos impactam na capacidade de os alunos brasileiros prestarem atenção nas aulas.

Um projeto semelhante foi apresentado, no início deste ano, pelo também deputado Euclides Fernandes (PT) , que também demonstrou preocupação com o uso indiscriminado desses dispositivos por estudantes durante as aulas. O projeto do petista abrange apenas a rede pública de ensino. 

No Rio, a tradicional escola São Vicente de Paulo, anunciou no ano passado que os alunos estão proibidos de usar o aparelho em todas as suas dependências, seguindo uma medida que já havia sido adotada por mais outros dois colégios: o Instituto GayLussac, em Niterói, e o Suíço-Brasileiro. Em São Paulo, instituições também têm buscado maneiras de lidar com o uso excessivo.

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo permite o uso em sala de aula “exclusivamente para finalidades pedagógicas”, para apoiar “a integração das tecnologias e o uso de aplicativos em prol do fortalecimento das práticas pedagógicas e dos processos de ensino”. A Secretaria Municipal de Educação proíbe apenas para a sala de aula, de acordo com uma lei de 2009. Os professores podem pedir que os alunos usem os aparelhos para atividades pedagógicas.

PROIBIR OU NÃO PROIBIR?
Segundo a ONU, um em cada quatro países tem leis que proíbem smartphones em escolas.

Celulares nas escolas de outros países
  • Estados Unidos: em maio, a Flórida aprovou lei para exigir que escolas distritais imponham regras para barrar o uso de celulares nas aulas.
  • França: Desde 2018, o uso é proibido para estudantes com menos de 15 anos. Pode ser usado por alunos com deficiência ou no aprendizado.
  • Holanda: O governo determinou às escolas alinhar regras de uso com pais, professores e alunos, para avaliar no fim do ano letivo de 2024-2025 a medida
  • Canadá: Smartphones foram banidos total ou parcialmente em algumas províncias

O que dizem os defensores da proibição?
  • Celulares atrapalham a socialização
  • Aparelhos prejudicam capacidade de concentração
O que dizem os defensores da liberação?
  • Tecnologia pode ser aliada na aprendizagem
  • Proibição priva alunos do direito à comunicação
Impacto em sala de aula - 45% dos estudantes brasileiros na faixa dos 15 anos relataram distração ao usar aparelhos eletrônicos nas aulas de Matemática.

* Publicado por N.R. Com informações de O Globo. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias