Usina Nuclear Angra 3 precisará de R$ 18,5 bilhões para ser concluída em 2026

O ex-presidente da Eletrobras e atual membro do Conselho de Administração, Wilson Ferreira Júnior, informou que a Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro, tem o contexto regulatório necessário para o avanço das obras.

Durante teleconferência para apresentação dos resultados da Eletrobras em 2020, ele lembrou que a construção da usina está paralisada desde 2015 e 63,5% das obras já foram concluídas, e afirmou que para a conclusão dos trabalhos até novembro de 2026, serão necessários investimentos da ordem de R$ 18,5 bilhões.

Ainda de acordo com Ferreira Júnior, uma parte do processo regulatório para dar seguimentos às obras está sendo viabilizado por meio da capitalização da Eletrobras, que permitirá participação de sócios privados. A expectativa é que a licitação internacional para atrair investidores para conclusão das obras, lançada em fevereiro deste ano, seja realizada no final do primeiro semestre.

O ex-presidente da entidade informou ainda que Angra 3 deverá atrair financiamentos compostos de recursos nacionais e estrangeiros. O conselheiro garante que a obra será feita em cooperação entre empresas brasileiras e internacionais.

Quando iniciar as operações, Angra 3, que terá potência de 1.400 megawatts, irá gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, abastecendo as cidades de Brasília e Belo Horizonte. O empreendimento viabilizará que a energia nuclear responda por 50% do consumo de todo o Estado do Rio.

Foto: Governo federal. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias