18 Jan 2024
Universidade brasileira entra para o Guinness World Records 2024; saiba o motivo

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O estudo descobriu um corpo de água colossal, o Paratethys, que existiu há cerca de 11 milhões de anos no continente europeu e chegou a cobrir uma área de cerca de 2,8 milhões de quilômetros quadrados, preenchida com mais de 1,8 milhão de quilômetros cúbicos de água salobra. O volume é mais de 10x superior ao de todos os lagos atuais de água doce e salgada do mundo.
Graças aos esforços do Instituto Oceanográfico da USP, em parceria com universidades da Holanda, Rússia, Alemanha e Romênia, o acidente geográfico se tornou oficialmente o maior lago de todos os tempos.
"Durante muito tempo, acreditou-se que ali existia um mar pré-histórico, conhecido como Mar Sármata, mas agora temos evidências claras de que este mar tornou-se um lago, isolado do oceano e cheio de animais nunca vistos em outros lugares ao redor do globo", conta o geocientista Dan Palcu, responsável pelo estudo.
* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.