Universidade brasileira entra para o Guinness World Records 2024; saiba o motivo

redacao@aloalobahia.com

Pela primeira vez na história, a Universidade de São Paulo vai entrar para o Guinness World Records 2024. A instituição ganhou o reconhecimento por conta de uma pesquisa inédita, publicada em junho de 2021, sobre um megalago que se estendia do leste dos Alpes até uma região que pertence hoje ao Cazaquistão. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O estudo descobriu um corpo de água colossal, o Paratethys, que existiu há cerca de 11 milhões de anos no continente europeu e chegou a cobrir uma área de cerca de 2,8 milhões de quilômetros quadrados, preenchida com mais de 1,8 milhão de quilômetros cúbicos de água salobra. O volume é mais de 10x superior ao de todos os lagos atuais de água doce e salgada do mundo.

Graças aos esforços do Instituto Oceanográfico da USP, em parceria com universidades da Holanda, Rússia, Alemanha e Romênia, o acidente geográfico se tornou oficialmente o maior lago de todos os tempos.

"Durante muito tempo, acreditou-se que ali existia um mar pré-histórico, conhecido como Mar Sármata, mas agora temos evidências claras de que este mar tornou-se um lago, isolado do oceano e cheio de animais nunca vistos em outros lugares ao redor do globo", conta o geocientista Dan Palcu, responsável pelo estudo.



* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias