Unesco e Interpol anunciam a criação do primeiro museu virtual de artefatos roubados; entenda

redacao@aloalobahia.com

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tráfico ilícito de bens culturais roubados e ajudar na recuperação destes itens, a Unesco irá criar o primeiro museu virtual de artefatos do mundo.

O projeto, que rem como parceiro a Interpol, conta com financiamento inicial da Arábia Saudita, sendo estimado um gasto de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 12,5 milhões) para que saia do papel.A previsao de inauguracao do projeto é em 2025.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Com formato de um baobá, símbolo cultural e espiritual da África, o projeto contará com uma acervo de mais de 52 mil objetos em imagens 3D. O museu virtual será projetado por Francis Kéré, conhecido por ser o primeiro arquiteto africano a receber o Prêmio Pritzker.

O museu tranformará ​artefatos roubados em imagens 3D, que serão acompanhadas por informações detalhadas sobre sua história e significado cultural. Além de uma experiência imersiva e realista, com direito a exploração de galerias virtuais e recursos educativos, o projeto incorpora histórias e testemunhos das comunidades detentoras dos bens em questão.

Publicado por Marcele Neves |Foto: Divulgação/Unesco

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias