Uma das maiores vozes da música brasileira, Gal Costa morre aos 77 anos

redacao@aloalobahia.com

Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. Segundo a Folha de São Paulo, a informação foi confirmada pela assessoria da artista. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

Gal Costa havia suspendido a agenda de shows até o final de novembro, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A cantora baiana era uma das atrações do Primavera Sound no dia 5 de novembro, mas cancelou o show por conta dessa questão de saúde.
y3K4SV.md.jpg
 
Governo da Bahia decreta luto de três dias pela morte da cantora Gal Costa
 

O governador Rui Costa decretou luto de três dias pela morte da cantora Gal Costa, na manhã desta quarta-feira (9). Nas redes sociais, ele lamentou a perda.

"Lamento profundamente a morte de Gal Costa. Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo", escreveu o governador.

O prefeito Bruno Reis também se manifestou sobre a morte da cantora. Ele destacou a importância da voz dela. "Perdemos uma das vozes mais lindas e representativas da música brasileira. Gal Costa é trilha sonora de vários momentos da vida de milhares de brasileiros. Seu jeito único de interpretar as canções está para sempre eternizado em nossos corações".

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, compartilhou uma foto com a cantora. "Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros", escreveu.

A ex-presidente Dilma Rousseff também usou as redes sociais para falar sobre a perda. "A morte de Gal Costa é um choque para todos nós. O Brasil perde hoje uma das maiores cantoras da nossa história. Ao longo de sua carreira, seu cantar foi expressão viva da cultura do povo brasileiro e marcou o país profundamente. Ela fez de sua alegria e de seu charme um refúgio para dias luminosos e sombrios ao longo de cinco décadas. É uma gigante da MPB. Eu sinto imensamente a tristeza de ver essa grande estrela nos deixar justo agora, no instante em que recobramos a esperança de dias melhores".

A presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, também lamentou a perda repentina da baiana que tinha uma das vozes mais marcantes do Brasil. "Toda gratidão a Gal, por ter cantado o Brasil com alma e talento ao longo da vida. Gal continuará sendo uma estrela para nós", escreveu.

Confira postagem no Instagram: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
Maria Bethânia desabafa após morte de Gal Costa: ‘Em choque, triste demais’

A cantora Maria Bethânia falou sobre a morte de Gal Costa, aos 77 anos. Em depoimento enviado ao canal Globo News, no começo da tarde desta quarta-feira (9), a baiana de Santo Amaro lembrou a importância da intérprete para a história da música brasileira.

“Em choque, triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro, chora. Como eu”, afirmou Maria Bethânia.

Maria Bethânia, que mora no Rio de Janeiro, ainda afirmou que, mesmo longe, sempre manteve a admiração pela amiga. “Uma amiga que, mesmo longe, sempre mantive a admiração e respeito. Que Deus a receba na sua mais pura luz. É triste demais, difícil demais. Muito duro”, completou Bethânia.

Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9). Vivendo entre Salvador e Rio de Janeiro, a cantora deixa o filho Gabriel, de 17 anos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
Gal deixa filho de 17 anos, Gabriel: 'Uma luz na minha vida'

A cantora Gal Costa, que morreu nesta quarta-feira (09), deixou um filho de 17 anos, Gabriel. O garoto foi adotado pela cantora aos 2 anos de idade, no Rio de Janeiro. A baiana dizia que a maternidade mudou sua vida. 

Gal mantinha a vida particular discreta e não costumava publicar sempre fotos do filho. Em junho, ela fez um post no aniversário de Gabriel. "Meu Gabriel, parabéns pelo seu dia. Te amo!", escreveu na legenda, com uma coleção de fotos dos dois ao longo dos anos.
yFyBSt.md.jpg
 
Gal Costa em Salvador: saiba onde ficam algumas das casas onde a cantora morou
 
A cantora baiana Gal Costa vivia em São Paulo desde 2014. Com o filho Gabriel, eles dividiam um apartamento no Jardins e passeavam pelos corredores dos shoppings Iguatemi e Higienópolis.
 
Gal já havia morado na capital paulista, na década de 1960, quando se mudou para lá com o objetivo de se tornar cantora. Na época, morou em uma quitinete na Avenida São João, no Centro. Depois, dividiu um ‘apartamento imenso’ (nas palavras dela) com o produtor musical Guilherme Araújo, na Avenida São Luís.
 
A estada na cidade teve fim em 1969, quando ela se mudou para o Rio de Janeiro, onde ficou 24 anos. Além disso, Gal Costa teve várias temporadas em Salvador. Na cidade onde nasceu, chegou a ter um apartamento no Morada dos Cardeais, mesmo prédio onde reside a também cantora Ivete Sangalo. Gal, de acordo com informações do portal Alô Alô Bahia, comprou o imóvel após vender uma casa que mantinha no Morro da Paciência, no Rio Vermelho, ao lado da de Caetano Veloso.
 
A artista também teve uma residência em Itapeva. Além disso, Gal chegou a comprar uma casa em Trancoso – onde hoje funciona a pousada Estrela D´Água – e uma no Haras Larissa, no interior de São Paulo, onde costumava reunir uma turma para jogar War madrugada afora.
yqqMTQ.jpg
Com 57 anos de carreira, Gal Costa lançou 43 álbuns e participou de momento histórico do Carnaval de Salvador
 
Gal Costa morreu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira (9). Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, e se eterniza como uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Com grande influência no tropicalismo e na MPB, Gal trabalhou em uma loja de discos na capital baiana, onde conheceu o cantor de bossa nova, João Gilberto. Em 1963, ela foi apresentada a Caetano Veloso, grande parceira da vida.

A baiana começou sua carreira em 1965, quando apresentou músicas inéditas de Caetano e Gilberto Gil. Ao longo de seus mais de 57 anos de carreira, Gal lançou 43 álbuns, tendo 12 DVDs gravados e 16 participações especiais na televisão. Já foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino e foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira (2016) na categoria de melhor cantora. Sua voz deu tom a clássicos da MPB como "Baby", "Meu nome é Gal", "Chuva de Prata", "Meu bem, meu mal", "Pérola Negra" e "Barato total".

Torcedora do Bahia declarada, Gal Costa participou, em 1993, da reinauguração do Teatro Castro Alves, onde se apresentou ao lado dos baianos Maria Bethânia e João Gilberto. Em 2017, a cantora também celebrou o aniversário de um ano da Concha Acústica do TCA depois da reinauguração. 

Gal participou pouco do Carnaval de Salvador, porém fez história na folia: além de uma participação no trio de Ricardo Chaves, em 2000, ela já comandou o Bloco da Cidade, em 2001, ao lado de Bethânia, Gil e Caetano. Aquele foi o primeiro encontro, em 25 anos, dos Doces Bárbaros num ‘palco’. O quarteto relembrou canções de Caymmi – homenageado do ano na folia baiana -, como “O Que é Que a Baiana Tem?”, “Tarde em Itapuã”, “Marina” e “Maracangalha”, e ainda contou com canjas de Alice e Danilo Caymmi.

Em 2018, Gal Costa gravou a música "Cuidando de Longe" com Marília Mendonça. Recentemente, Gal Costa estava em turnê com o show "As Várias Pontas de uma Estrela", que passou pelo TCA em março deste ano. Vivendo entre Salvador e Rio de Janeiro, a cantora deixa o filho Gabriel, de 17 anos. O garoto, que ganhou uma homenagem da mãe com o disco “A Pele do Futuro” foi adotado pela cantora aos 2 anos de idade, no Rio de Janeiro. A baiana dizia que a maternidade mudou sua vida.
yqoDg9.md.jpg
Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias