Twitter decide banir conta de Donald Trump para sempre

A rede social Twitter, principal plataforma de divulgação das ideias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu banir sua conta de forma permanente.

A decisão foi anunciada na noite desta sexta-feira (8) e levou em consideração a incitação que o líder americano fez para a invasão do Capitólio, na véspera. O ataque ao Congresso dos EUA terminou com pelo menos cinco mortes, quatro delas de apoiadores do presidente, que deve deixar o cargo ainda este mês. 

"Após uma análise detalhada dos tweets recentes da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles, suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência", explicou a conta oficial do Twitter. "No contexto de eventos horríveis nesta semana, deixamos claro na quarta-feira que violações adicionais das Regras do Twitter potencialmente resultariam neste mesmo tipo de ação", continua a rede social.

"Nossa estrutura de interesse público existe para permitir que o público ouça diretamente as autoridades eleitas e os líderes mundiais. Baseia-se no princípio de que as pessoas têm o direito de manter o poder de prestar contas abertamente", acrescenta a conta oficial, e conclui: 

"Apesar disso, há anos deixamos claro que essas contas não estão acima de nossas regras e não podem usar o Twitter para incitar a violência. Continuaremos a ser transparentes em relação às nossas políticas e sua aplicação".

NOTAS RECENTES