Turismo: Alô Alô Bahia visita Boipeba e traz roteiro gastronômico na primeira reportagem da série

Por muitos anos, eu ouvi falar sobre Boipeba: “É o paraíso”, resumiam meus amigos. “Você tem que conhecer”, reforçavam. Eu, que sempre preferi cidade grande à natureza, nunca me interessei em conhecer o lugar. Mas bastou avistar o encontro do rio do Inferno com o mar para cair de amores e pensar seriamente em ficar. É tanta beleza que você esquece que existe pressa, prazo e whatsapp. 

Localizada ao sul de Salvador, Boipeba faz parte do Arquipélago de Tinharé (município de Cairu), onde também está localizada a badalada vila de Morro de São Paulo. Muito mais tranquila, esta ilha vem ganhando destaque entre os viajantes que buscam praias desertas e um destino para relaxar. É um paraíso cercado de tranquilidade, coqueiros, mar calmo e algumas das melhores piscinas naturais do Nordeste - e muita comida gostosa.

Existem algumas formas de chegar por lá. As lanchas e barcos partem da cidade de Valença, do vilarejo de Torrinha, do vilarejo da Graciosa ou de Morro de São Paulo. Saindo de Salvador, uma opção é o ferry boat do Terminal Marítimo de São Joaquim até Itaparica, no Terminal de Bom Despacho. A partir de Itaparica, segue até Valença, onde há lanchas partindo para Boipeba.

Whats-App-Image-2021-08-29-at-04-43-09
O modo contemplativo é ativado assim que você chega à ilha. Seus 20 quilômetros de extensão litorânea reúnem as praias da Boca da Barra, das Pedrinhas, Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia do Moreré, Praia do Bainema e Ponta dos Castelhanos. Nelas, além de pousadas, sombra, comida boa e água fresca, você vai encontrar gente pra conversar e te convencer que nada é melhor do que viver por lá. 

Fiquei hospedada na Pousada Vila da Barra - Boipeba, um dos quase 90 estabelecimentos destinados a receber hóspedes na região. Confortável, com quartos amplos, pé na areia, entorno de uma beleza natural que emociona, tem atendimento primoroso de uma equipe atenta, sem falar no café da manhã regional com direito a beiju feito na hora. E este é só o começo de uma aventura gastronômica sem precedentes. (@pousada_viladabarra).


boibeba-alo-alo-9
Mas antes de sair por aí, reserve um tempo para entender a beleza do lugar. Mais que apreciar, você vai precisar parar um pouco para ter a real noção de onde está, isso na porta da Vila da Barra mesmo. Porque, do outro lado, a poucos metros, está uma península de areia e coqueiros (onde está a Vila Pontal*) que desemboca no oceano, num encontro emocionante do rio com o mar. É uma imagem tão impactante que vai ficar gravada na sua memória por um longo tempo.

De volta à realidade, vou te situar: a Vila da Barra fica no povoado de Velha Boipeba, fundado as margens do Rio do Inferno, sede do distrito. Dali para a praça central é um pulo. E as possibilidades de comer bem se ampliam. Menos de dez minutos andando e você já se sente um nativo, dando bom dia, boa tarde ou boa noite pra geral e indo até a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo - do início do século XVII - fazer uma oração. 

Visitei Boipeba no fim de semana dedicado ao Divino Espírito Santo – que acontece 50 dias depois da Páscoa –, com direito à decoração festiva, salva de fogos e missa (com distanciamento, porque mesmo sem casos de covid recente, a fiscalização trabalha com afinco).  Outras festas, como a de Iemanjá, fazem parte da cultura e da vida dos moradores, além do Réveillon, que atrai turistas de outros estados e países. A virada do ano tem a tradicional queima de fogos realizada na Fazenda Pontal e festas nas barracas e restaurantes na Praia da Boca da Barra, além de outros eventos privados.


boibeba-alo-alo-11
Gastronomia
Voltando ao que interessa, é na praça da Vila que fica a maioria das opções gastronômicas da sede. Tem italiano, regional, barzinho para interagir, quiosque de tapioca e até de drinques, daqueles de mesa de plástico e papo bom garantido com o barman. Chegue no Ju Drinks e peça a "especialidade da casa".

No primeiro dia, almoçei no Restaurante de Família, comandando há oito anos pelo casal Wellington e Patrícia Santos. No menu, petiscos e pratos principais com frutos do mar (forte da casa) e com os tradicionais escondidinho e arrumadinho. Ah, encontre espaço no estômago para pedir “o segundo melhor bolinho de bacalhau da Bahia” (não vou contar qual é o primeiro para você ouvir da boca do próprio Wellington) e peça o suco de abacaxi – e depois volte aqui pra me agradecer pela dica.


restaurantedefamilia
Se no almoço, a pedida foi comida regional, no jantar, a escolha foi entre as diversas opções de gastronomia internacional presentes na área mais animada da ilha. Nossa parada foi no Varanda Cantina e Restaurante (@varandaboipeba), onde fomos recebidos pelos donos, Anadir Oliveira e Massimo Fogli, italiano da Toscana que veio para a Bahia em 2011. Além do atendimento familiar – e da carta de vinhos – a casa é famosa pela brusqueta, uma das entradas mais pedidas, e pelo nhoque com camarão (receita da avó de Fogli). 

Outra dica saborosa é experimentar sem pressa o menu de pizzas e massas da Pizzaria Terra Brasilis (@pizzariaterrabrasilis) preparado por Cristiano Lisboa. Como entrada, uma sugestão é a trouxinha de siri. Como pratos principais, o espaguete com filé ao molho gorgonzola e o camarão à bechamel são de comer rezando. 


boibeba-alo-alo-1
Na sede você também encontra o Restaurante Flor da Lua (@flordaluaboipeba) e tem a certeza ali de que comer não é só provar da comida, mas satisfazer todos os sentidos. A experiência no lugar começa pela decoração tanto da casa principal quanto de sua extensão, uma espécie de deck vista-mar, passa pela montagem da mesa e apresentação dos pratos e chega enfim ao menu de delícias. Tudo isso pensado por Paula Souza Actis, que uniu o que aprendeu quando morou na Suíça ao forte do lugar, os frutos do mar. Experimente o carpaccio de polvo, a moqueca de camarão flambado e o mil folhas de doce de leite com sorvete de tapioca caseiro. Se você é daquelas pessoas que ama fotografar comida, deixe o celular a postos para fazer os registros.


boibeba-alo-alo-7
Reserve um tempo para conhecera Cervejaria Boipeba (@cervejariaboipeba), espaço que reúne uma fábrica da bebida e um pub para se degustar seus rótulos com um menu de delícias que propõe diversas possibilidades de harmonização. Ideia do engenheiro mineiro Cezar Augusto, que decidiu largar um mestrado e mudar completamente de vida, junto com a esposa, para empreender em um sonho que já dura cinco anos. Chame ele para bater papo e ouça uma história de empreendedorismo inspiradora, daquelas que vão te fazer refletir. Fica ali mesmo, na Pousada Vila da Barra.

boibeba-alo-alo-12

Aqui, uma pausa para te pedir para aguardar as partes dois e três deste especial, quando vamos desbravar os locais fora da Vila de Boipeba e te provar que a ilha é para ser apreciada sem pressa mas com apetite de viver.

*Villa Pontal 
Se seus planos são mais ambiciosos e exclusivos, aqui vale um parágrafo para falar sobre a Villa Pontal. Localizada no coração da Fazenda do Pontal, de 3.800 hectares, em uma península privativa com 8 km de praia desertas e intocadas há mais de 40 anos, a propriedade está em frente da antiga aldeia de Vila Velha de Boipeba, em um pontal de areia que une o rio e o mar.  Com 17 quartos, 12 suítes na casa principal - primorosamente decorados pela arquiteta Caroline Brito, de Valença – recebe até 45 pessoas a partir de 3 dias, oferece uma infraestrutura completa para viver a ilha.


142157042-262062665479848-8431828213631942120-n
A fazenda dispõe de uma pista de pouso particular e um píer com dois catamarãs, sempre disponíveis para traslados e passeios privados. É possível também chegar de lancha por Valença (aproximadamente 1 hora), ou ainda off-road de Morro de São Paulo (Jeep 4×4, aproximadamente 45 minutos).

Programe sua viagem:
Agências

Martour Turismo 75 99855-5325
Coco Louco 75 99825-3904
Coco Dendê 75 9864-9578
Boipeba Encantos 75 99710-2315
Mundo dos Viajantes 75 99929-7317

Guia
Você precisa conhecer Alisson Moreré, jovem de 20 anos que criou seu próprio negócio e vai te ajudar a desbravar Boipeba: Moreré Adventure 75 99296-7439

*A jornalista viajou a convite da Prefeitura de Cairu, através da sua Secretaria de Turismo.

Fotos: Prefeitura de Cairu, divulgação e Gabriela Cruz. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias