Turismo: Alô Alô Bahia indica os melhores roteiros de Boipeba na última reportagem da série

Depois de explorar a gastronomia de Boipeba nas matérias 1 e 2 do nosso tour pela ilha, encerramos esta temporada com a parte 3 das matérias reunindo os principais passeios pela região. Há muito o que fazer, e o melhor: tendo sempre o mar calmo e as praias desertas como companhia.

Se for na baixa temporada, dá para ficar, de fato, tendo só o céu como testemunha, diferentemente de Morro de São Paulo, onde a vibe é conhecer pessoas. Antes de decidir a programação, a dica é bater um papo com agências de turismo da região e preparar os passeios sob medida.

Whats-App-Image-2021-09-12-at-21-07-21-5 Do alto
Ver Boipeba do alto é uma experiência fantástica. A beleza extrema do lugar, com sua natureza quase intocada, faz o coração bater mais forte a cada mirante. O de acesso mais fácil é, sem dúvida, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo na sede da ilha. 

utopia Casa Utopia - Existem outros locais em Boipeba que vão te proporcionar uma vivência que vai muito além da vista. Um deles é a Casa Utopia, uma morada projetada pelo trapezista e construtor de esportes verticais Divino Junqueira, que transformou um terreno em um lugar improvável e um lugar mágico que pode ser alugado por temporada.

A construção, de 60 metros quadrados, inaugurada em fevereiro de 2020, camas de casal suspensas por cabo de aço, decks suspensos feitos com redes de segurança de trapézio e um balanço gigante externo (Bali Swing) preso em coqueiros, voltado para uma das mais belas vistas de Moreré.  A casa é decorada com objetos garimpados por seu dono nos países em que viveu. São 2 quartos, tem TV, ar-condicionado, wi-fi e cozinha equipada com micro-ondas, geladeira, máquina de lavar roupa, forno e fogão.

O Céu de Boipeba - Outro lugar mágico que precisar entrar no seu roteiro de viagem é o Céu de Boipeba. Pousada, mirante e bar localizado no alto de um pequeno morro, debruçada para a baía de Tinharé e os rios que banham a ilha. Em qualquer hora do dia e da noite e, em particular, no pôr do sol, o visual é de um impacto indescritível. Dá para viver a mesma emoção dos quartos: cada suíte tem ao menos uma parede de vidro com uma ampla varanda de frente para o mar. 

ceudeboipeba Se a ideia não é se hospedar, mas "apenas" apreciar a vista, saiba que a casa abre das 16h às 19h. O consumo mínimo é de R$25 por pessoa no bar, que possui uma carta de drinks fantástica.

IMG-3213 O Céu de Boipeba fica a apenas cinco minutos de caminhada do centro da vila, a dez minutos até a Boca da Barra e a 15 minutos até Tassimirim e Cueira. O acesso é um pouco complicado para quem tem alguma dificuldade para se locomover. A trilha em subida faz parte de uma APA (Área de Proteção Ambiental), iluminada ao longo de 70% do caminho. 

Partiu, praia!
Boca da Barra - Perto da vila, na Velha Boipeba, está a praia da Boca da Barra, onde acontece o encontro do Rio do Inferno com o mar, lugar para se apreciar a qualquer hora do dia, mas o nascer e pôr do sol são especiais. 

Whats-App-Image-2021-09-12-at-21-07-21-10
Tassimirim e Cueira
Por uma trilha bem tranquila você chega à Tassimirim (passando antes pela Praia das Pedrinhas) com aquela paisagem de sonhos, com direito a coqueiros.  Do lado está a praia da Cueira, mais movimentada que a vizinha. É onde fica o Guido’s, restaurante famoso pelo menu especializado em lagostas. Mesmo com mais gente, a faixa de areia é extensa, então dá para curtir numa boa.

Moreré e Bainema
Essa é uma praia mais distante, mas de igual beleza. A forma mais fácil de chegar lá é pegando um trator na vila de Boipeba. Se preferir, procure uma pousada na região e durma por lá.  Perto de Moreré, por uma trilha tranquila, você chega à Bainema, de mar claro e calmo e faixa extensa de areia.

Banco de areia e Portal das Ostras
O Portal das Ostras não é uma praia e sim um restaurante flutuante, mas que vai te proporcionar um pôr do sol daquele marcam a memória para sempre, tão fantástico quanto os dos outros locais sugeridos lá no início da matéria. Dá para ver produção e cultivo dos frutos do mar, além de peixes e experimentar ostras fresquinhas, cruas ou gratinadas, além do menu caprichado de drinques. Você chega lá fazendo o passei Volta à Ilha que, no caminho, passa por um banco de areia que já foi cenário até de pedido de casamento. 

Whats-App-Image-2021-09-12-at-21-07-21-8 Ponta dos Castelhanos
A Ponta dos Castelhanos fica no encontro do rio Catu com o mar, o que resulta em uma praia única. Você chega por lá tanto de lancha, no passeio Volta à Ilha, quanto de quadriciclo. Vá com fé e tempo para degustar os pastéis de Vanessa Mateo e o drink de cacau com biribiri assinado pelo Mestre dos Magos e apreciar as piscinas naturais. Durante o passeio talvez você consiga ver o navio espanhol que naufragou na região em 1535.

Cova da Onça
Calma, mesmo com o sugestivo nome, você não vai encontrar nenhuma onça por lá, mas vai estar com uma “fome de onça” bem a tempo para devorar as delícias dos restaurantes da região, como o Estrela do Mar. Aproveite para dar um passeio pelo local e bater um papo com os moradores e apreciar os pescadores trançando suas redes.

Passeio Volta à Ilha
Para conseguir conhecer a maioria dos destinos dessa lista, a melhor pedida é fazer o passeio de Volta à Ilha. Este é o tour mais tradicional para quem viaja pra lá. Ele sai de manhã da Boca da Barra e segue até o pôr do sol.  Além desse, existem passeios exclusivos para as Piscinas Naturais de Moreré, para a Ponta dos Castelhanos, de pescaria e wakeboard. Outras opções incluem até Morro de São Paulo, Garapuá e Barra Grande. A dica é construir o roteiro a partir da quantidade de dias que vai passar em Boipeba. 

Velha Boipeba
Reserve um tempo também para a curtir a vila de Velha Boipeba, com suas lojinhas, restaurantes, bares e gente sempre disposta a conversar. Não deixe de ir ao Museu dos Ossos e conversar com Seu Cabeludo, o dono do lugar, que tem esse nome devido ao acervo de esqueletos marinhos que ele vem colecionado ao longo da vida. Aproveite para comprar um souvenir. Te indico o saco com conchas, material que você vai precisar para fazer um móbile decorativo igual ao que vai encontrar nas barracas da Ponta de Castelhano. 

Whats-App-Image-2021-09-12-at-21-07-21
Agências
Martour Turismo 75 99855-5325
Coco Louco 75 99825-3904
Coco Dendê 75 9864-9578
Boipeba Encantos 75 99710-2315
Mundo dos Viajantes 75 99929-7317

Guia
Você precisa conhecer Alisson Moreré, jovem de 20 anos que criou seu próprio negócio e vai te ajudar a desbravar Boipeba: Moreré Adventure 75 99296-7439

A jornalista viajou a convite da Prefeitura de Cairu, através da sua Secretaria de Turismo.

Fotos: Gabriela Cruz, divulgação e reprodução/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias