8 Nov 2023
Túnel subterrâneo terá café, espaços de interação e esteira rolante em Salvador


O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos, explicou que uma das pontas do túnel será na estação de metrô do Campo da Pólvora e a outra ficará no bairro do Comércio, nas proximidades da Ladeira da Montanha. No meio do caminho haverá outra estação, na Barroquinha.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
“A estação da Cidade Baixa [Rua Guindaste dos Padres, no Comércio] terá três prédios, sendo dois já existentes e o outro é um espaço vazio em que a gente vai construir, então, será uma estação bem agradável. Quando a pessoa desembarcar terá um espaço de convivência e um ponto de encontro”, explicou.
A estação da Barroquinha seria construída na Rua 12 de Outubro, mas o projeto não foi aprovado pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a parada foi realocada para uma região ao lado da rua, por isso, comércios serão desapropriados e será necessário construir um túnel auxiliar com cerca de 20 metros. Ela terá três pavimentos.
Dentro do túnel haverá esteiras rolantes, similares as que existem no aeroporto, para facilitar a deslocamento de pessoas com bagagem ou dificuldade de locomoção. O projeto inicial previa 825 metros de extensão e a profundidade alternava entre 12 e 50 metros do nível do solo em alguns trechos.

“A gente ainda não tem uma noção clara de como vai funcionar, mas pelo que vi será uma maneira prática para sair do Campo da Pólvora e chegar no Comércio. A proposta parece ser boa, mas é preciso que seja bem iluminado e seguro ou as pessoas não vão usar. E já que é uma novidade que sirva também como turismo”, disse.
Os detalhes sobre o funcionamento ainda serão definidos. O projeto que será apresentado ao prefeito, nesta quinta-feira (9), foi fruto de uma negociação entre a Seinfra, e outros órgãos, somente com o Iphan foram 19 reuniões. A matéria ainda pode ser rejeitada ou alterada pelo prefeito.
A expectativa do município é de que 3 mil usuários utilizem o túnel, por dia, e a estrutura terá funcionamento nos dois sentidos. Nesta semana, equipes técnicas estão visitando a área de intervenção e fazendo o percurso a pé para entender os impactos. O orçamento final será finalizado nesta quinta-feira. Confira a estrutura:
• Túnel — Terá 825 metros de extensão, esteiras e acessibilidade, sendo exclusivo para pedestres. Serão 50 metros de profundidade em alguns trechos. Ele vai ligar o Campo da Pólvora, em Nazaré, ao bairro do Comércio, na Cidade Baixa.
• Estação Campo da Pólvora — Ficará em uma das pontas da estrutura. O túnel estará conectado a estação de metrô e a expectativa é de que 3 mil usuários passem pelo local, por dia;
• Estação da Barroquinha — Depois de deixar o Campo da Pólvora o pedestre chegará a Estação Barroquinha, onde poderá voltar a superfície. A estação terá três pavimentos e ficará ao lado da Rua 12 de Outubro;
• Estação da Cidade Baixa — A saída do túnel será nas proximidades da Ladeira da Montanha, no Comércio. Dois casarões da região serão requalificados e um terceiro será construído. Haverá espaço para café, lojas e locais de interação. O túnel terá funcionamento nos dois sentidos.
* Publicado por N.R. Texto de Gil Santos, do Jornal Correio*. Fotos: Divulgação e Reprodução/Google Street View.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.