Tumulto deixa mais de 150 mortos em festa de Halloween na Coreia do Sul

Ao menos 153 pessoas morreram na noite de sábado (29), na Coréia do Sul, em um tumulto de milhares de jovens que celebravam o Halloween nas ruas de Itaewon, região da capital Seul famosa por reunir bares e restaurantes.

De acordo com a imprensa local, cerca de 100 mil pessoas - a maioria adolescentes e jovens de 20 e poucos anos - se reuniram pelo bairro na primeira grande festa em Seul após a pandemia - o Halloween em Itaewon é conhecido e atrai visitantes inclusive de outros países.
 
Testemunhas contaram que as pessoas tentavam sair da multidão sufocante, empilhando-se umas sobre as outras, enquanto que os paramédicos pediam aos transeuntes que os ajudassem a prestar os primeiros socorros. Choi Seong-beom, do Corpo de Bombeiros, explicou que "o alto número de vítimas se deve ao fato de muitas terem sido pisoteadas".
 
O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol declarou um período de luto nacional neste domingo, dizendo em um discurso na televisão que foi "uma tragédia e um desastre que não deveriam ter acontecido". Ele assegurou que o governo fará uma "investigação rigorosa" das causas e tomará medidas para "garantir" que um incidente como este "não volte a acontecer no futuro".
 
O Ministério do Interior informou à AFP que 153 pessoas morreram, incluindo 20 estrangeiros, na debandada, que ocorreu por volta das 22h, hora local (10h no horário de Brasília).  A maioria eram mulheres jovens na faixa dos 20 anos, disse, acrescentando que 134 pessoas ficaram feridas.
 
Entre os estrangeiros mortos estavam cidadãos do Irã, China, Uzbequistão e Noruega, segundo a agência de notícias Yonhap. Dois russos também estão entre os mortos, segundo a agência Tass. As autoridades de Seul disseram que também receberam 2.642 relatos de pessoas desaparecidas.
 
Com informações da AFP.
 

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias