TSE define protocolo de saúde para eleições municipais

Em função da pandemia da covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu um protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano, que foi apresentado nesta terça-feira (8).

O uso de máscaras nos locais de votação é obrigatório e os eleitores deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Os cerca de 2 milhões de mesários deverão trocar as máscaras de proteção a cada quatro horas, manter distância mínima de um metro entre os eleitores e os demais mesários, limpar as superfícies com álcool 70% e higienizar as mãos constantemente.

Eleitores e mesários que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão divulgados nas seções eleitorais para orientar os eleitores.

“Nos estamos tomando todas as precauções possíveis e razoáveis na convicção de que minimizaremos o risco de contaminação de quem quer que seja. Segurança absoluta só se não tiver eleição e ninguém sair na rua”, afirmou o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso. As regras foram elaboradas em parceria com especialistas dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, além de técnicos da Fiocruz. 


Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia
 

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias