Transporte, estacionamento, emergência e mais: confira o esquema especial de serviços para Lavagem do Bonfim

Com informações do Correio24Horas

A Prefeitura de Salvador preparou uma operação especial de serviços para a Lavagem do Bonfim, uma das maiores festas populares da cidade, que ocorre nesta quinta-feira (11). O esquema envolve mudanças no trânsito, operação de transporte, implementação de pontos de atendimento de emergência e manutenção das ruas.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

“Para a Lavagem, que é uma das maiores celebrações religiosas da cidade, preparamos uma operação especial para garantir a segurança viária de todos fiéis e turistas. Então, pedimos à população que fique atenta à sinalização e aos pontos de bloqueios para que possamos ter uma grande festa”, afirma Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.

A saída da 9ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada está marcada para 7h. O cortejo será animado pela Oficina de Frevos e Dobrados, pelo maestro Fred Dantas e por duas fanfarras: Fanfarra da Alegria e Fanfarra Stylo. Após a chegada na Colina, o reitor da Basílica, padre Edson Menezes, concederá a benção da janela central da igreja.

Após a benção, com a apresentação da imagem do Senhor do Bonfim, acontecerá um momento musical com o tenor Eduardo Santos, a soprano Janaína Carvalho e o pianista Bruno Nunes. A lavagem das escadarias da igreja ocorrerá após a chegada do cortejo das baianas.  
 
  • Trânsito
Visando a garantia da segurança viária dos fiéis que participarão dos festejos, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) organizou mudanças para o tráfego de veículos na capital baiana. Mais de 100 barreiras de trânsitos, fixas, semifixas e móveis, serão instaladas na Cidade Baixa e 250 agentes da Transalvador atuarão no esquema especial.

O esquema especial começa na quarta-feira (10), em razão do transporte da imagem do Senhor do Bonfim na véspera da lavagem. A partir das 7h, uma interdição progressiva será feita entre a Igreja do Bonfim e a Ponta de Humaitá. A imagem vai circular nas

Doze vias serão bloqueadas a partir das 6h de quinta-feira (11). São elas: Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Av. Dendezeiros do Bonfim.

Entre quarta-feira (10) e domingo (14), outros postos da Cidade Baixa terão mudanças para estacionamento e circulação de veículos. No domingo, os festejos em honra ao Senhor do Bonfim são finalizados com a Missa Solene.

Circulação e estacionamento
A partir da meia-noite da quinta-feira (11), o estacionamento de veículos será proibido nas vias onde o cortejo vai passar, na Rua Luiz Régis Pacheco (no lado direito, a partir da confluência com a Rua Vinte e Seis de Dezembro, direção final de linha do Uruguai, e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares) e na Rua Boa Vista (no lado direito, na direção Rua Resende Costa).

Na Avenida Lafayatte Coutinho, os veículos serão proibidos de circular e estacionar das 00h às 22h do dia 11 de janeiro, em ambos os sentidos da via, no trecho entre a Ruda da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru, e na Rua da Conceição da Praia.

Das 05 às 21h, a circulação e estacionamento de veículos serão proibidas na Ladeira da àgua Brusca. Também será proibido estacionar e circular, das 06h da quinta-feira (11) às 04h da sexta-feira (12) e das 13h do dia 14 até às 04h do dia 15, nas vias: Avenida Dendezeiros do Bonfim (altura da Rua Augusto Mendonça), Rua da Imperatriz (altura da Av. Dendezeiros do Bonfim), Av. Salvador (altura da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (altura da Avenida Salvador), Rua Guilherme Marback (altura da Rua Otávio Barreto), Rua Otávio Barreto (altura da Rua Guilherme Marback), Rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (altura da Rua Henrique Dias), Rua Desembargador Ferreira Espinheira (altura da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e Rua Plínio de Lima.

Das 08h da quinta-feira (11) às 4h do domingo (14), os veículos estarão proibidos de circular e estacionar na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Rua Travasso do Meio.

Alteração de sentido
No dia da Lavagem, o trecho entra a Praça Irmã Dulce e Rua Barão de Cotegipe e a Avenida Engenheiro Oscar Pontes (até o Moinho Salvador) terá tráfego com sentido duplo a partir das 5h. No mesmo dia, a partir das 6h, a Rua Luiz Régis Pacheco (a partir da confluência com a Rua 26 de Dezembro, na direção final de linha do Uruguai e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares) e a Rua Boa Vista (na direção Rua Resende Costa) terão sentido único.

As vias Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros / Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão, no sentido Ribeira /Largo de Roma) também terão sentido único nos seguintes horários: das 06h do dia 11 às 04h do dia 12, e, das 13h do dia 14 até as 04h do dia 15.

Barreiras
Das 5h às 12h, uma barreira seletiva será instalada no Largo do Bonfim no dia 14 de janeiro, dia de encerramento dos festejos. A partir das 12h do mesmo dia, os veículos estarão proibidos de circular e estacionar no Largo. A proibição de circulação, com liberação progressiva do tráfego nas vias Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim, começa a partir das 16h.

Ônibus e ascensores
O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, ambos nas proximidades da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, vão funcionar normalmente e gratuitamente. O Lacerda funcionará das 6h à 0h, enquanto o Gonçalves vai operar das 7h às 18h. Os planos Inclinados do Pilar e Liberdade – Calçada, além do Elevador do Taboão, também irão funcionar normalmente nesta quinta, todos eles sem cobrança de tarifa.
 
  • Transporte
Das 6h da quinta-feira (11) a 0h de sexta-feira (12), a operação de transporte dos coletivos será realizada, com 20 linhas para diversos pontos da capital baiana, a exemplo de Paripe, Santa Cruz, Cabula, Base Naval, entre outros. Os horários dos ônibus terão horários de saída prolongados até meia-noite.

Por causa dos bloqueios, as linhas que transitam pela região onde ocorre o cortejo terão itinerário diferente. Também será disponibilizado 46 ônibus da frota reguladora no Terminal da Ribeira e na Estação da Lapa.

O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves vão funcionar normalmente no dia da Lavagem, de forma gratuitamente. O Lacerda vai operar das 6h a 0h, enquanto o Gonçalves funcionará das 7h às 18h. Também sem cobrança de tarifa, os planos inclinados do Pilar e Liberdade - Calçada e o Elevador Taboão também funcionarão normalmente na quinta-feira (11).

O BRT e Metrô funcionarão normalmente, sem alterações em linhas e horários de funcionamento. 

Ferryboat
O acesso de veículos ao Terminal São Joaquim, do Ferry, acontecerá por meio de via exclusiva. Os motoristas que chegam ao local por meio do túnel Américo Simas terão que fazer o desvio na rua Estado de Israel, na Avenida Oscar Pontes.

Os horários de funcionamento é o mesmo: das 5h às 23h30, com saídas de hora em hora, conforme a demanda.

Táxis e mototáxis
Para facilitar o deslocamento dos fiéis, pontos de táxis e mototáxis serão instalados em locais estratégicos da cidade. Um ponto especial será implementado nas proximidades do Ferry Boat e outro será instalado no Largo de Roma, próximo ao Hospital da Mulher. Os pontos da região da Cidade Baixa serão desativados.

Um ponto de mototaxistas será instalado próximo à Colina Sagrada, na Rua da Imperatriz, em frente ao Colégio São José. Os agentes da Secretaria de Ordem Pública (Semop) estarão em todos os pontos para fiscalizar e evitar o acesso de veículos de transporte clandestino. Não haverá mudanças nos pontos de táxis e mototáxis regulamentados na Cidade Alta.
 
  • Manutenção
A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) tem realizado, desde dezembro de 2023, uma série de intervenções nas ruas que fazem parte do percurso da Lavagem. “Estamos fazendo a revisão das redes de drenagem, da malha viária e poda das árvores que estão no circuito. Além disso, a Seman faz a pintura de estruturas e retirada de pichação, e recuperamos - pintando/envernizando - alguns totens do Caminho da Fé”, afirma o secretário da pasta, Edmilson Ferreira.
 
  • Salvamar
Vinculada à Semop, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) realizou ações de apoio na Procissão Marítima, que ocorreu no último domingo (7), com dois barcos de apoio e seis agentes.
 
  • Banheiros químicos
A gestão municipal também disponibilizará 470 banheiros químicos em todo o circuito e ruas adjacentes, como o Largo da Calçada, Largo dos Mares, Praça Irmã Dulce, Baixa do Bonfim e Praça Teodósio de Farias.
 
  • Saúde
Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão disponibilizadas durante a Lavagem: uma será utilizada para possíveis remoções nas ocorrências que devem ser transferidas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, na Avenida Dendezeiros do Bonfim. As outras duas ambulâncias vão acompanhar o cortejo entre o Comércio e a Colina Sagrada.
 
  • Comércio, poluição sonora e publicidade
Todo o circuito da festa será monitorado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A autarquia municipal tem o objetivo de combater a poluição sonora, orientar bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e fiscalizar a publicidade irregular, além de impedir ocupação de marquises e atividades irregulares.


* Publicado por N.R. Texto por Millena Marques, do Jornal Correio*. Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo. Foto: Nara Gentil/CORREIO.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias