31 Oct 2023
To Share: pratos para compartilhar ganham força em restaurantes da capital baiana

Os pratos mais fáceis de serem compartilhados são aqueles que seguem a lógica das entradinhas, em porções ou fatias práticas de serem divididas entre duas ou mais pessoas. Alguns restaurantes inaugurados nos últimos anos em Salvador já abriram as portas com essa mentalidade.
O Allê Varanda Bar, no Santo Antônio Além do Carmo, é um dos casos. Inaugurado há pouco mais de um ano, trouxe desde o início o conceito de "Mini Piatti", porções reduzidas de pratos, possibilitando que o cliente compartilhe e belisque uma ou duas opções, sem necessariamente se sentir obrigado a pedir uma refeição e ir embora.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Ali perto, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, o chef Pedro Meireles segue a ideia na cozinha do seu Guarany. "Trazemos um modelo de menu com tapas e pratos compartilháveis, em vez de apenas individuais, criando na mesa de cada cliente uma experiência única e compartilhada por todos que estão sentados", explica o chef, que oferece sugestões como a Taboca (recheada de Tartar de Carne, Gel de Yuzu e Aioli) e o Arroz do Mar (entre os pratos da foto principal).
Restaurantes mais tradicionais na cidade, como o La Pasta Gialla, seguindo ainda uma cultura italiana da fartura, também aposta há alguns anos em entradas mais bem servidas, como as bruschettas "gigantes", de sabores variados, que podem ser compartilhadas por todos na mesa.
Atentos à tendência cada vez mais forte, alguns espaços na capital baiana, como algumas unidades da rede de restaurantes Mariposa, estão investindo na experiência a dois ou mais. Neste caso, por exemplo, o espaço oferece um cardápio só de petiscos, servido logo depois do almoço e até o encerramento do serviço, não ficando restrito ao tradicional horário do happy hour.
Outros restaurantes como o Jiló, do chef Ícaro Rosa, tem as entradas como grandes protagonistas do menu, como o Franguinho Frito, com Sweet Chilli de Pimenta Doce, para comer de mão mesmo e lamber os dedos - ou lavar na água morna com limão disponibilizada estrategicamente na mesa.
Surfando nessa onda e não se deixando afogar - peço perdão pela piadinha desde já -, o Boia Cozinha do Mar é outro que sempre apostou em pratos menores e facilmente compartilháveis. Com a abertura em breve em novo endereço, o chef Kaywa Hilton pensa em trazer novidades, mas os snacks criativos com peixes e frutos do mar como estrelas devem seguir brilhando.
No antigo endereço do Boia, no bar da Pituba da Proa Cervejaria, o chef Ricardo Vallari aposta em poucas opções de "pratos principais" para a sua Cia do Sertão, mas não chega nem perto de esgotar sua criatividade em entradinhas pra compartilhar, que haromizam perfeitamente com os chopps da casa. Ele aposta na autenticidade e irreverência dos sabores nordestinos, como no Harumaki de Cupim ou no Hambúrguer de Cupim com Queijo Coalho e Melaço.

De volta ao Carmo, outro exemplo que já nasceu com essa proposta é o Yolo Coffee Bar. O chef Rapha Sepulveda usa a limitação de espaço de sua cozinha a favor da sua criatividade e oferece opções "Para Beliscar" e de aperitivos e toasts, que caem bem demais com sua carta de drinks bem elaborada.
Na mesma linha, até as hamburguerias buscam cada vez mais explorar a presença do cliente na casa, fazendo dos seus espaços um ambiente onde os visitantes passam mais tempo. A Red Burger, por exemplo, vai além das batatas fritas básicas na unidade mais nova, no Rio Vermelho, e as oferece com molho de dois queijos, molho ranch, pedaços de bacon crocante e cebolinha, além das Chicken Bites e dos Cheese Pillows.
Aproveito o espaço para citar mais algumas opções que fazem sucesso em Salvador, de diversos restaurantes:
Cannoli al Tonno (recheado de tartar de atum e mascarpone) do chef Peu Mesquita, do Pepo Restaurante.
Mezze da Chef (Torre com Camarão Crocante, Shot de Camarão, Ceviche Nikkei de Salmão, Ceviche Peruano , Crudo de Atum, Avocado marinado, Vinagrete de Polvo e Sour Cream) do Principote
Atum com Stracciatella e Laranja da chef Karine Poggio, da Vinking Wine Concept
"Pizza"Japonesa, do Oriente Fast
O já tradicional Abarajé, do chef Fabrício Lemos, do Grupo Origem
Crudo di Tonno (Atum Fresco Cru, Pistache Picante, Quinoa Crocante e Emulsão de Gengibre) do Lotti Cucina
Trouxinhas de Carpaccio com recheio de Queijo Branco finalizadas com Pesto e Parmesão, da chef Rosa Guerra, do Larribistrô
Fish and Chips (Agulhinha Branca com Batata Frita temperada com Pó de Alga Nori com Aioli de Coentro), chef Ricardo Silva, do Silva Cozinha
Siri Mole Frito, da chef Leila Carreiro, do Dona Mariquita
Choripan (Focaccia, Linguiça da Casa e Chimichurri), do Restaurante Carvão
Ika Pan (Mini Hambúrguer de Pão de Tinta de Lula, Recheado com Lula Empanada e Aioli de Wassabi, Picles de Cebola, Crocante de Gengibre e Queijo do Reino) da chef Nina Pessoa, do Buddha Bistrô Asiático
Brie Sfoglia (Envolto em Massa Folhada Artesanal Crocante com Nozes, Amêndoas e Molho de Mel) do Alfredo'ro
Sanduba de Polvo (recheado com tentáculos de polvo, maionese de polvo e tomate cereja) do Lar Café Bistrô
Katchapuri (Massa de Pizza Recheada com Muçarela, Parmesão e Gema de Ovo Crua), da Acqua & Farinha por La Pasta Gialla
Camarão Nobu (Empanado com Tempurá Crocante, com gergelim e servido com molho picante) do Tokai
Ceviche de Linguado (Com Lleite de Tigre, Maiz Cancha e Batata Doce) do chef Gonzalo Rojas, do Andina Cozinha Latina
Filezinho com Molho Blue Cheese, da Coffeetown do Corredor da Vitória
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.