21 Nov 2023
Timbalada anuncia mudança de cores da pintura corporal para campanha especial; saiba mais

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Neste ano, os timbaleiros se tornaram embaixadores da campanha promovida pela Fundação, cujo lema é "Solidariedade não tem preço", para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que será comemorada no próximo sábado (25). A transformação da tradicional cor branca da Timbalada para o vermelho simboliza a importância e a urgência da doação de sangue.
O jingle, composto por Buja Ferreira e Samuca Cabral, destaca a doação voluntária de sangue como um ato solidário e altruísta, buscando incentivar as pessoas a se mobilizarem pela causa. O videoclipe foi divulgado nesta nesta terça-feira (21), e será apresentado às 12h, na sede da Hemoba, em Salvador, quando os voluntários poderão ter o corpo pintado na cor vermelha com elementos visuais da Timbalada. Também neste dia haverá a apresentação musical da banda Tambores e Cores.
A abertura da Semana do Doador ocorreu nesta segunda-feira (20), na sede da Hemoba, em Salvador, com a presença da cantora Cássia Aguiar, que se apresentou em homenagem aos doadores. Na programação, haverá ainda as participações do cantor Ubirajara Azevedo, da Banda de Rock Os Tios, do Coral da Alegria, do Coral da Água Viva (Embasa) e da Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle.
Como cortesia aos doadores, será oferecido serviço de massagem durante a semana na sede da Fundação e de limpeza de pele (Mary Kay). No período, as unidades móveis de coleta (Hemóvel) estarão no Hospital da Mulher (21 a 24/11), como parte da ação Seu Gesto Vale Muito, no Shopping da Bahia (20 a 23/11), e no Salvador Shopping (24 e 25/11). No próximo sábado (25), será realizado o Sabadão Solidário no Hemocentro Coordenador, na capital baiana, e nas unidades de Barreiras, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Camaçari, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Juazeiro, Irecê, Brumado, Alagoinhas, Jacobina e Eunápolis.
Confira abaixo a programação da Semana Nacional do Doador promovida pela Hemoba em Salvador. Para informações sobre as atividades nas unidades do interior do estado, acesse o site do hemocentro:
21/11
8h – Ubirajara Azevedo, Voz e violão - Guarda Municipal de Salvador (sede da Hemoba)
12h – Lançamento do videoclipe da campanha de doação (sede da Hemoba)
22/11
Manhã - Limpeza de pele (Mary Kay) (sede da Hemoba)
11h - Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle (sede da Hemoba)
23/11
Manhã - Limpeza de pele (Mary Kay) (Unidades da Hemoba do Hospital Ana Nery e do Hospital Geral Roberto Santos)
11h30 - Coral da Água Viva (Embasa) - Projeto Cantando por Vidas - (sede da hemoba)
24/11
8h - Adler Rabelo - Teclado e Voz (sede da Hemoba)
25/11
10h - Coral da Alegria (Hemóvel no Salvador Shopping)
12h - Banda de Rock 'Os Tios' (sede da Hemoba)
*De 21 a 25/11 - Massagem terapêutica - Alunos do Curso Se7e, técnicos profissionalizantes em massoterapia (sede da Hemoba).
Unidades de atendimento
Em Salvador, as unidades móveis de coleta da Hemoba funcionarão no Shopping da Bahia, de 20 a 23/11; no Salvador Shopping, dias 24 e 25/11, e no Hospital da Mulher, de 21 a 24/11, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.
Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional
Veja o clipe:
* Por Matheus Simoni, com informações do g1. Foto: Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.