Tiago Amoedo: três fatores importantes para minimizar a dor após cirurgias

Quem já pensou em se submeter a uma cirurgia plástica certamente imaginou a dor que deve sentir após o procedimento. Por isso, recrutamos o cirurgião plástico Tiago Amoedo, nome forte na área, para falar sobre o assunto. Ele explica que “toda vez que houver um corte é normal que haja uma resposta de dor. Não adianta enganar o paciente dizendo que a cirurgia será indolor. Isso sem falar que é impossível medir o limiar de dor de cada pessoa”.

Segundo ele, para minimizar ao máximo o incômodo, há três fatores importantes. Confira:
 
Anestesia

Considerada por muitos como uma grande vilã, ela é a principal aliada no controle da dor após a cirurgia. “Existem modalidades anestésicas, como a anestesia peridural, que conferem ao paciente uma analgesia de qualidade no pós-operatório imediato, quando o paciente mais reclama de dor”, explica Amoedo. A escolha da sedação fica a cargo do anestesista da equipe, por isso é importante que ele tenha uma certa afinidade com a cirurgia plástica para entender as especificidades e optar por uma modalidade que dê mais conforto ao paciente.
 
Técnica cirúrgica

Geralmente, a dor é diretamente proporcional ao tamanho do descolamento e do tipo de tecido a ser manipulado. Quanto mais tecido descolado, mais dor o paciente vai sentir. “Colocar uma prótese de silicone sob a glândula mamária gera muito menos dor à paciente do que se esta mesma prótese for aplicada sob o músculo, que é uma região mais inervada”, exemplifica o médico.
 
A regra também vale para a lipoabdominoplastia, que causa menos dor do que a adbominoplastia convencional, por descolar uma menor área de tecido. Seguindo esta regra, de forma geral, quanto menor for a área operada, menos dor haverá.
 
Manejo pós-cirúrgico

Por fim, minimizar as dores no pós-operatório de uma cirurgia plástica passa por usar a medicação anestésica de forma escalonada, mobilizar precocemente a área operada e iniciar as sessões de drenagem feitas pela equipe de fisioterapia. “Embora quase todos os pacientes relatem muito incômodo durante as sessões de drenagem, são elas que vão reduzir o inchaço causado pelo procedimento cirúrgico, que gera a dor”, explica o cirurgião.
 
Normalmente, as dores de maior intensidade relatadas após uma cirurgia são decorrentes de complicações. “O seroma e o hematoma, por exemplo, podem deixar a região operada bastante dolorida. Essa dor, sim, é importante e realmente pode traumatizar o paciente. Mas se for adotada a técnica correta e o paciente estiver bem informado sobre o procedimento, as chances de problemas são bastante reduzidas. Neste caso, a dor será aquela já esperada e muito menor do que a vontade de realizar o procedimento e se sentir bem depois da cirurgia”, pontua Amoedo.


 
Foto: Divulgação Siga o insta @sitealoalobahia. 

NOTAS RECENTES