Tecnologia pela inclusão: pesquisadora da UFRB desenvolve metodologia que une Braille e QR Code

redacao@aloalobahia.com

Patrícia Silva de Jesus, professora baiana conhecida como Patrícia Braille, que foi criadora do projeto #PraCegoVer, ação que tornou possível aos cegos a apreciação das imagens nas redes sociais, está desenvolvendo uma pesquisa de mestrado para testar uma nova metodologia criada por ela.
 
A proposta é misturar elementos analógicos (braille e escrita convencional) com outros recursos digitais (QR Code, áudio, etc) para melhorar a experiência das pessoas cegas e com baixa visão com a leitura de livros e outros produtos editoriais.


Durante a pesquisa, pessoas cegas de diferentes partes do Brasil receberam livros em Braille com QR Codes nas páginas, para que testassem a usabilidade dessa metodologia. A maior parte dessas pessoas nunca tinha usado um QR Code na vida, mas o resultado do teste foi muito positivo: todas as pessoas cegas aprovaram e recomendaram a adoção imediata da metodologia.

Com a defesa da dissertação, prevista para fevereiro, Patrícia Braille publicará um Manual de uso do QR Code com Audiodescrição para produtos editoriais a ser distribuído gratuitamente no Brasil e em outros países de língua portuguesa. 
 
“Na semana em que se celebra o nascimento de Louis Braille, é de fundamental importância difundir essa escrita e incentivar inovações que possam se unir ao Braille e ampliar as alternativas que as pessoas com deficiência têm para acessar os livros”, afirma Patrícia.

Fotos: DivulgaçãoTambém estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias