4 Mar 2024
Teatro Vila Velha realiza neste mês diversas atividades em espaços culturais de Salvador

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Este mês, acontece de segunda-feira (4) até sábado (9), a Oficina de Atuação, Criação e Dramaturgias para o Audiovisual. A atividade, de aprofundamento e aperfeiçoamento para atores e atrizes, compõe as ações do teatro no compromisso com a formação de artistas. Nesse caso, especialmente, para a cadeia produtiva do audiovisual e seu mercado.

A diretora, coreógrafa e preparadora de elenco da TV Globo Cristina Moura atuou em séries e novelas, como “Todas as mulheres do mundo”, “Vai na Fé”, “Cara e Coragem”, “Encantado’s”, entre outras produções.
VILA LACRE: pequena mostra LGBTQIAPN+
Entre quarta (6) e domingo (10) acontece o "Vila Lacre: pequena mostra LGBTQIAPN+", reunindo uma série de encontros que vão gerar uma troca de conhecimento entre artistas locais e internacionais, onde visões diferentes sobre o mesmo tema, influenciadas por suas vivências profissionais e pessoais, serão compartilhadas, com o foco em dar visibilidade às questões LGBTQIAPN+ nas artes cênicas.
O Vila Lacre começa com uma roda de conversa entre grupos e artistas do movimento LGBTQIAPN+ residentes em Salvador e o grupo portugues ArDemente; apresentações de performances; leitura dramática; mesa sobre dramaturgia e oficinas nos dias 7, 8, 9 e 10, a partir de pesquisas de artistas locais, sempre no Museu de Arte da Bahia (MAB).
Teatro
Além dessas ações, o Vila Ocupa a Cidade estabelece também conexões transatlânticas, ao acolher a companhia teatral portuguesa ArDemente que vai fazer, no Espaço Cultural da Barroquinha, dias 14 e 15 de março, às 19h, o espetáculo “O Navio Night”, da obra homônima da escritora e dramaturga francesa Marguerite Duras (1914 - 1996). Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla, com valores de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Com direção de Roberto Terra, a montagem reúne cinco intérpretes que embarcam em “O Navio Night”, uma história sobre linguagem, sobre imagens, sobre escuridão e sobre desejo. Sobre a construção da identidade, a identidade do corpo, a identidade da voz. A alteridade. O grupo é sediado na cidade de Viseu, Portugal.
Contação de histórias e Encontro de Educadores

Nesse fluxo de atividades, o Pé de Feijão Arte e Educação - programa de formação artística e mediação cultural do Teatro Vila Velha - ocupa o Museu de Arte da Bahia (MAB) com sessões gratuitas de contação de histórias nos dias 16/03, às 16h, e 31/03, às 11h; além de promover um grande encontro de educadores, conduzido pela artista e doutora Débora Landim, no dia 22/03. O Encontro-Experiência com Educadores da Rede Municipal terá como tema “Processo criativo na escola: Pés no chão e asas por voos?”.
O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio da Instituto Neoenergia, pelo edital nacional "Transformando Energia em Cultura", e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Laboratório de Teatro Crítico
Março é mês das comemorações do Dia Mundial do Teatro e do Dia Nacional do Circo, dia 27. O Vila Ocupa a Cidade celebra esta linguagem com grandes nomes da cena teatral brasileira também, como é o caso da Companhia do Latão (São Paulo) com o “Laboratório de teatro crítico: um experimento livre com a peça Os Que Ficam”, que será gratuito e orientado pelo dramaturgo e encenador Sérgio de Carvalho e pela atriz Helena Albergaria, de 18 a 24/03.

Cinema
Um dos fundadores do Teatro Vila Velha, João Augusto, pioneiro do teatro de cordel na Bahia, ator, encenador, professor, entre tantos outros talentos e proezas, também atuou num filme chamado “A Faca e o Rio” (João and The Knife, internacionalmente).

Protagonizado por Jofre Soares (1918 - 1996) e Ana Maria Miranda (1951), o filme de 1972 foi dirigido pelo holandês George Sluizer e escolhido como representante brasileiro ao Oscar de melhor filme estrangeiro na cerimônia do Oscar de 1974, mas não foi indicado. Participou também dos Festivais de Cannes e de Berlin. A obra terá exibição no dia 26, no Cinema do Museu (Corredor da Vitória), às 19h.
Música
Dia 26, às 19h, a Orquestra Sinfônica da UFBA se junta ao Teatro dos Novos no concerto cênico Romanceiro da Paixão, no Museu de Arte Sacra da Bahia. Com peças de compositores do Grupo de Compositores da Bahia - que atuou intensamente nos anos 60, em parceria com o Teatro Vila Velha.

* Por Naiana Ribeiro. Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.