Teatro Castro Alves abre inscrições para cursos de iniciação à música sinfônica

redacao@aloalobahia.com

Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica oferecidos pelo Teatro Castro Alves iniciarão a jornada regular de 2022. As aulas serão ministradas em formato virtual e são voltadas para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre esse universo, sem necessidade de conhecimento prévio.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 26 e 30 de janeiro, através dos formulários disponíveis no site do TCA. Entre as opções, estão os cursos “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas, das 19h às 21h; “História da música: compositoras e compositores”, com Karina Seixas, às terças, das 19h às 21h, e quintas, das 10h às 12h; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas, das 10h às 12h30. A aula inaugural acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 10h.
 

A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA


Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente.
 

HISTÓRIA DA MÚSICA: COMPOSITORAS E COMPOSITORES

 
O curso tem por objetivo aproximar o público leigo do universo da música clássica, através da busca de uma escuta mais apurada dos diversos estilos encontrados na história da música ocidental. O conteúdo do curso abrange a música desde a Idade Média até o início do século XX, com as inúmeras vertentes. Partindo desse enfoque histórico, o aluno irá conhecer os instrumentos de orquestra, como também os instrumentos antigos, o uso de elementos da música em cada época, o contexto histórico-cultural e uma pequena biografia de compositoras e compositores de cada período.
 

INICIAÇÃO À FLAUTA DOCE

 
O curso oferece capacitação elementar em música na execução de flauta doce. Durante as aulas, os alunos recebem noções de execução do instrumento, assim como tópicos de teoria e apreciação musical. A flauta doce, em nível inicial, é de aprendizagem relativamente fácil. Seu mecanismo é simples e sua emissão, imediata. Além disso, é muito acessível pelo seu baixo custo e grande portabilidade. Também é um instrumento de grande versatilidade, pois com ela pode-se tocar música folclórica, popular e clássica.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias