17 May 2023
Stdio Lucas Caramés, de Brasília, apresenta linha inédita de mobiliário inspirada em Salvador

A inspiração para a composição das peças veio através das sensações e recordações que permeiam a cultura da cidade de Salvador e sua história, segundo Caramés, que é soteropolitano, “encontrando uma beleza intrínseca em suas formas, cores e texturas, desde suas paisagens a seu povo.”
“Foi constituída a partir de diferentes interpretações e leituras de elementos culturais característicos, instrumentais, rituais e costumes do povo baiano”, detalha o designer de móveis.
A linguagem original da cultura da capital dos baianos, com uma proposta lúdica e contemporânea, é a premissa e essência da coleção composta por alumínios e cordas náuticas, materiais versáteis que proporcionam às peças a capacidade de adaptação a diferentes espaços e meios.

Mesa de Centro Baía
“Seu propósito foi baseado no apreço e amor por onde nasci, um resgate e honra da minha origem, pela sua riqueza cultural, geográfica e ambiental. Também pelas experiências, vivências e emoções geradas pela cidade, como descanso, relaxamento, paz e felicidade. Buscamos transmitir solidariedade e aquecimento, para isso, encontramos inspiração em gestos e ações humanas, como a hospitalidade das pessoas, o que gera uma sensação de aconchego e conforto, cuidado e atenção”, explica Lucas.

Cadeira Artesão
Com cores utilizadas que remetem “à natureza e arquitetura presentes na cidade, e tendo como inspiração as ondas dos seus mares, a areia e a sensação de conforto e paz de suas praias e a arquitetura colonial predominante do Pelourinho”, Lucas apresenta o Balanço Preguiça, o Banco Curimbó, Cadeira Artesão, Mesa de Centro Baía, Espelho Ilha e a Fruteira Berimbau.

Banco Curimbó
Em destaque, a coleção conta ainda com uma edição especial em homenagem às obras do artista argentino-brasileiro Carybé, que tem o seu trabalho artístico caracterizado por uma forte influência da cultura popular brasileira.

Outro destaque da edição especial são as ilustrações em parceria com o artista Orestes Vaz (na foto principal, atrás de Lucas), que através de cinco obras, retratou cenários e personagens importantes para a cultura Baiana, sendo a Baiana, a Roda de Capoeira, Iemanjá, a Roda de música e o Pescador. Vale lembrar que, em Brasília, a coleção será uma exclusividade Galpão Casa em Movimento.
O estúdio
Jovem e contemporâneo, o Stdio Lucas Caramés tem como propósito fazer um design com significados e histórias, através de uma expressão individual com o objetivo de reforçar o coletivo, transformando o dia a dia das pessoas, entendendo a partir de um olhar contemplativo, sua essência. Com um histórico de reconhecimento e crescimento, o estúdio foi um dos vencedores do SIT Design Award 23, na categoria Furniture Design Profissional, com a poltrona Hygge Armchair.
Parceria
Caramés destaca que Orestes Vaz é reconhecido por seu trabalho marcado pelo minimalismo. Com uma temporada de seis anos nos Estados Unidos, retornou ao Brasil em 2011 e começou a mergulhar nos estudos de artistas da cidade onde agora vive, Brasília. Tendo como inspiração um dos grandes nomes da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer Orestes imprime em sua obra curvas e silhuetas de corpos que retratam situações emocionais como abraços, afeto, relações íntimas e contemplação, sua identidade artística.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Fotos: Gabriel Lima/Divulgação.