Site que reúne obra do escritor baiano Ildásio Tavares será lançado na próxima quarta-feira (7)

O site “Coleção Ildásio Tavares e Antologia Negra Digital”, que reúne a obra do poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta e compositor baiano Ildásio Tavares (1940 e 2010), será lançado no próximo dia 7, às 18h, no Póstudo, Rio Vermelho.

Com ilustrações de Carybé, o conteúdo digital inclui a reedição de três livros e um libreto da ópera do escritor: “Xangô”, “Candomblés da Bahia”, “Nossos Colonizadores Africanos”, “Ópera Lídia de Oxum e o Barão de Santo Amaro”.

A aba Acervo, espaço construído em parceria entre o CNPQ o Instituto de letras da UFBA, serão disponibilizados cerca de dez mil itens do professor doutor homenageado. O projeto ainda conta com um link em uma plataforma de streaming do livro de poesias “As Flores do Caos”, feito em parceria com o produtor musical e DJ Telefunksoul.

A iniciativa é uma realização da Viramundo Produções Artísticas, que pertence a Ildazio Tavares Jr., filho do escritor. “Para mim é um orgulho publicar uma das vertentes da vasta obra deste que é um dos 10 maiores escritores da baianos”, afirma. “Este projeto contribui para o fortalecimento da cultura afro-brasileira na Bahia, além de reverenciar os orixás e a religião de matriz afro, o Candomblé”, destaca o produtor.

Sobre o autor
Nascido em Ubaitaba (BA), Ildásio Tavares estudou Direito e Letras na UFBA. No início da década de 1970, lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Southern Illinois University, nos Estados Unidos, onde morou por dois anos, formando-se também mestre em Literatura Americana e Inglesa.

Durante a vida, publicou 42 livros, sendo 15 de poesias. Escreveu a primeira ópera afro-brasileira do país, “Lídia de Oxum”, com músicas em parceria com Lindembergue Cardoso.  O autor teve também diversos poemas publicados em jornais de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Portugal e ainda traduzidos e publicados na Argentina, Uruguai, Chile, Bulgária e Estados Unidos.

Fotos: divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias