Site lista 20 cidades mais feias do mundo; tem cidade brasileira citada

redacao@aloalobahia.com

Uma cidade brasileira está na polêmica lista que o site 4 Travel Advice Lovers fez com as 20 cidades mais feias do mundo. Foram levados em conta critérios como nível de pobreza, crime, tráfego e poluição e apenas entraram cidades de médio e grande porte. Como dizem que a beleza é relativa, a polêmica está lançada! Confira a lista:
 
Em 20º lugar está a Cidade da Guatemala, capital da Guatemala, com alto índice de criminalidade e urbanização desorganizada, com prédios abandonados em toda sua extensão. Em 19º, Guayaquil, principal porta de entrada no Equador. A cidade sofre com a poluição visual e atmosférica, sendo popular apenas pelo grande porto e o novo aeroporto, entre os melhores da América do Sul.
 
A Cidade do México, no México, surge em 18º no ranking. Apesar de rica em história, é abarrotada de poluição e tem altas taxas de criminalidade, além do trânsito caótico. Em 17º, Bosaso, na Somália, tem cerca de 700 mil habitantes e, por conta guerra civil e dos campos de refugiados, é  pouco convidativa. É o porto de saída de muitos que tentam fugir da guerra e miséria.
 
Daca, em Bangladesh, aparece na 16ª posição, por ser uma das cidades mais poluídas do mundo e com um cenário de desigualdade social gritante. Em 15º, Port Moresby, capital da Papua Nova Guiné, é conhecida pela ilegalidade generalizada, além dos numerosos tiroteios.
06Erxa.md.jpg
Amã (acima), na Jordânia, vem em 14ª, no caminho para a maravilhosa Petra. Apesar de uma pequena herança romana, Amã não tem atrativos, com prédios construídos uns sobre os outros, num cenário monocromático. Luanda, em Angola, fica na 13ª colocação. Uma das cidades mais caras do mundo, viveu um boom econômico, sem que a cidade acompanhasse o ritmo. A cidade é cheia de prédios velhos e mal cuidados.
 
Chisinau, na Moldávia, surge em 12º lugar. Uma cidade industrial, com edifícios de estilo soviético e decadentes. Soma-se a isso os graves danos, muitos ainda não reparados, que a cidade sofreu em 1977, após um forte terremoto. Nem tudo é belo na Terra do Tio Sam e Detroit, capital automotiva do Estados Unidos, vem em 11º. A cidade caiu na decadência nas últimas décadas, o que fica nítido em seu centro com edifícios e galpões abandonados.
 
Tegucigalpa, em Honduras, entra para o Top 10, com a criminalidade sendo um fator determinante. Por lá, moradores e visitantes são desencorajados a andar na rua após o anoitecer. Mais uma dos Estados Unidos, Houston, vem em 9º. A cidade texana sofre com o empobrecimento contínuo e uma porcentagem muito alta de sem-teto.
 
Brisbane, na Austrália, apesar das belas paisagens, sofreu com o rápido crescimento sem critérios estéticos que a levaram a ser repleta de arranha-céus. Ela aparece em 8º. Pripyat, na Ucrânia, vem em 7°, vítima do desastre de Chernobyl, que a fez ficar conhecida como “Cidade Fantasma”.
06Gd0l.md.jpg
Capital da Venezuela, Caracas sofre com a falta de planejamento urbanístico, poluição e alta criminalidade. Por isso, está na 6ª posição, atrás de São Paulo (acima), em 5º, chamada pelo site de "mar de concreto", em função do seu horizonte com um emaranhado de edifícios a perder de vista. A maior cidade do país também sofre com a violência, poluição, trânsito e enchentes, pontos negativos destacados pela publicação da 4Travel Advice Lovers.
 
Calcutá, na Índia, vem em 4º. Uma das cidades mais populosas do mundo, está no meio da confusão urbana do país. Apesar de ser um importante centro de negócios, a desigualdade social, o trânsito caótico e a poluição marcam a experiência local.
 
O Top 3 começa com Jacarta, na Indonésia, com um dos níveis mais altos de poluição do mundo. Além disso, a capital indonésia está afundando e acredita-se que 25% da cidade estará totalmente submersa até 2050. Em 2º lugar, está Kangbashi (foto principal da matéria), no norte da China, que cresceu com a exploração das minas de carvão, sendo, hoje, praticamente uma cidade fantasma. No topo do pódio, sem ter muito a comemorar, está Tijuana, na fronteira do México com os Estados Unidos. A cidade, além de feia urbanisticamente, sofre com o tráfico de drogas e alta taxa de criminalidade.
 
Foto: Reprodução/Melhores Destinos e Diogo Moreira/Governo de São Paulo. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias