Site com 11 mil documentos do acervo de Vinicius de Moraes será lançando dia 27

A partir do dia 27, mais de 11 mil documentos do acervo de Vinicius de Moraes (1913-1980) poderão ser consultados na íntegra pela internet. O material reunido no site Acervo Vinicius de Moraes abrange quase toda a produção intelectual do poeta, músico, jornalista e dramaturgo brasileiro.

Dos tempos em que foi cônsul brasileiro na Califórnia existem cartas enviadas pelo ator e diretor Charles Chaplin agradecendo o recebimento do primeiro número da revista “Filme” e pelo cineasta Orson Welles reforçando o convite para um almoço.

O site será dividido em três sessões: "Correspondência", "Produção Intelectual" e "Documentos Diversos" reunindo manuscritos, cartas, telegramas, entrevistas e uma série de outros tipos de conteúdo divididos em ordem cronológica e que revelam particularidades do processo de criação de Vinicius ao longo de quase 50 anos.

Neta do poeta, Julia Moraes é a idealizadora e coordenadora do projeto, que tem a coordenação técnica e design de Marcus Moraes, sobrinho-neto do artista. “O conjunto dos documentos tem o tamanho da vida de Vinicius, que produziu poesia, além de material para cinema e teatro, e que, na vida pessoal, teve uma infinidade de amigos, com quem manteve uma vasta troca de correspondência”, explicou Julia à Folha de S.Paulo.

O acervo original está guardado no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, e está disponível para consulta presencial desde 1992.

Além do site, o projeto, que está sendo organizado pelo grupo VM Cultural, prevê ainda o lançamento de um documentário dirigido por Julia e um podcast inspirado no livro "Caderno de Leituras de Vinicius de Moraes", publicado em 2009.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias