20 May 2021
Site com 11 mil documentos do acervo de Vinicius de Moraes será lançando dia 27

Dos tempos em que foi cônsul brasileiro na Califórnia existem cartas enviadas pelo ator e diretor Charles Chaplin agradecendo o recebimento do primeiro número da revista “Filme” e pelo cineasta Orson Welles reforçando o convite para um almoço.
O site será dividido em três sessões: "Correspondência", "Produção Intelectual" e "Documentos Diversos" reunindo manuscritos, cartas, telegramas, entrevistas e uma série de outros tipos de conteúdo divididos em ordem cronológica e que revelam particularidades do processo de criação de Vinicius ao longo de quase 50 anos.
Neta do poeta, Julia Moraes é a idealizadora e coordenadora do projeto, que tem a coordenação técnica e design de Marcus Moraes, sobrinho-neto do artista. “O conjunto dos documentos tem o tamanho da vida de Vinicius, que produziu poesia, além de material para cinema e teatro, e que, na vida pessoal, teve uma infinidade de amigos, com quem manteve uma vasta troca de correspondência”, explicou Julia à Folha de S.Paulo.
O acervo original está guardado no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, e está disponível para consulta presencial desde 1992.
Além do site, o projeto, que está sendo organizado pelo grupo VM Cultural, prevê ainda o lançamento de um documentário dirigido por Julia e um podcast inspirado no livro "Caderno de Leituras de Vinicius de Moraes", publicado em 2009.
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.