17 Feb 2020
Sistema de telegestão online da iluminação pública será utilizado no Carnaval
A ferramenta permite o controle, monitoramento e operação remota da iluminação, provendo um avanço na manutenção, modernização e redução dos custos. A tecnologia agrega diversos alarmes que detectam lâmpadas queimadas, o perfil horário de funcionamento atrelado ao nascer e pôr do sol, controle de fluxo luminoso, medição em tempo real dos consumos de cada luminária e também cria uma malha de conectividade capaz de associar diversos outros dispositivos de controle, gerando informação em tempo real aos gestores. Significa dizer que técnicos e gestores do sistema, com o uso do celular ou computador, podem por exemplo ligar e desligar luzes de postes e ainda receber via e-mail e SMS informações de qualquer problema relacionado a iluminação da cidade.
A gestão de iluminação através do software é realizada por meio de uma plataforma online, que permite o controle e o monitoramento através de controladoras de luminárias e do dispositivo Bridge, ferramenta que por meio de uma rede de comunicação possibilita a interação entre as controladoras e o software. Dentre as vantagens da tecnologia está além da redução do consumo de energia, a identificação automática de ocorrências, resolução de problemas de forma online e redução dos prazos de atendimento.
De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães, a tecnologia somada a substituição de luminárias convencionais por LEDs geram uma economia significativa nos gastos com iluminação pública, além de proporcionar mais qualidade na prestação do serviço ao cidadão soteropolitano. “Essa é uma tendência mundial, controlar e operacionalizar a distância a iluminação pública. Temos feito em toda a cidade, vamos ampliar para muitos pontos até o final deste ano, além de usar também no Carnaval”, afirma o diretor.
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.