Simples assim! Água com sal em testes para o tratamento da Covid-19

A simples composição de água misturada ao sal, geralmente utilizada numa circunstancial queda de pressão, pode ajudar no alívio dos sintomas do novo coronavírus. Ao menos, é isso que os cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, estão sugerindo no estudo sobre a capacidade da solução salina. Intitulado Elvis, a nova pesquisa tem por base uma publicação feita no ano passado, que defende a eficácia do sal marinho em sua capacidade de aumentar a defesa antiviral das células, isto, quando se pega um resfriado. A mistura já se mostrou eficiente na diminuição de febre, congestão nasal e tosse em pacientes com gripe. Agora, o grupo de escoceses quer atestar os resultados positivos também para quem contraiu covid-19.
 
Vale ressaltar que não se trata de uma cura para os pacientes infectados e nem mesmo uma vacina para erradicar a doença, mas uma forma de aliviar sintomas causados pela covid-19. Conforme os dados do Ministério da Saúde, entre as mais comuns manifestações do coronavírus, estão justamente febre e tosse seca, além de cansaço. Sendo a tosse uma das principais formas de transmissão do vírus, o que torna a máscara imprescindível.
 
“Agora estamos testando os efeitos do uso de uma solução em pessoas com casos suspeitos e confirmados de covid-19. Esperamos que este se prove um método útil para reduzir o impacto e a disseminação da infecção”, compartilhou Aziz Sheikh, diretor do Instituto Usher, responsável pelo projeto de pesquisa na universidade escocesa.
 
De acordo com a reportagem da revista científica britânica, a Science Focus, o grupo está em busca de voluntários contaminados para realização de uma nova fase de testes que consiste basicamente na realização de gargarejos eventuais de água com sal. Não há uma indicação efetiva de que o tratamento possa realmente ter algum efeito no alívio dos sintomas. Logo, pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo novo coronavírus devem procurar atendimento médico especializado.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias