Shopping em Salvador promove ação para dar mais comodidade a passeio de clientes com autismo

redacao@aloalobahia.com

O Salvador Shopping promove no próximo sábado (27) a segunda edição do Projeto Hora Silenciosa, criado para oferecer um momento tranquilo e acolhedor para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Durante a primeira hora de funcionamento do centro comercial, das 9h às 10h, os ambientes terão os estímulos sonoros e visuais reduzidos. A ação será realizada em todo último sábado do mês, sempre no mesmo horário.
 
A iniciativa é inédita no Brasil, país que possui cerca de 2 milhões de crianças autistas, de acordo com o IBGE. Diante desse número, é cada vez mais urgente que a sociedade se informe sobre o autismo, que é uma configuração neurológica atípica, que provoca hipersensibilidade sensorial. O excesso de iluminação e locais com muito barulho costumam gerar ansiedade e inquietação aos autistas, o que pode provocar crises de estresse, com acessos de raiva ou ataques de pânico. É uma resposta do corpo, uma reação aos estímulos.
 
Por entender a necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para pessoas com TEA e suas famílias, o Salvador Shopping idealizou a Hora Silenciosa. O primeiro passo foi iniciar a parceria com a médica e consultora da infância Ana Paula Fadul, a partir daí, iniciou-se uma série de sensibilização de colaboradores e lojistas do shopping através de treinamentos e bate-papos. Os representantes de cada uma das áreas do centro de compras – manutenção, limpeza, segurança, estacionamento, administração, atendimento ao cliente, Gestão de Pessoas, entre outras - apontaram as principais necessidades dos setores para minimizar os estímulos sonoros e visuais durante a visita ao shopping.
 
A ação começou a tomar forma através desse trabalho de orientação e informação sobre as dificuldades e os gatilhos das pessoas com TEA, quando uma grande onda de empatia envolveu as equipes. A sensibilização para o projeto se estendeu aos lojistas e funcionários de todas as operações do empreendimento. Eles receberam um guia com informações sobre o autismo e sobre como atender esse público com mais assertividade. A abordagem acolhedora é um dos pontos principais do projeto. O treinamento se estendeu para as equipes da Brigada de Incêndio e da Sala de Primeiros Socorros, que foram preparadas para o atendimento dos autistas em crises de estresse na sala de acolhimento, montada especialmente para a ação.  
 
O passo seguinte foi convidar as famílias de crianças e jovens com TEA para construir junto o projeto e também para vivenciar as ações já implementadas em um projeto piloto. Todas as luzes piscantes foram desligadas, a iluminação das lojas e dos corredores foi reduzida, o som ambiente foi desligado, os rádios de comunicação dos colaboradores foram utilizados com fones de ouvidos e foram distribuídos abafadores de som e protetores auriculares. Todas as ações foram pensadas para tornar a visita mais inclusiva. 
 
A jornalista Adriana Nogueira, mãe de um adolescente que nasceu dentro do espectro autista, foi uma das convidadas a colaborar com a ação. “Fiquei muito feliz com essa iniciativa pioneira do Salvador Shopping. Não tenho conhecimento de nenhuma outra ação neste perfil e com esse olhar de cuidado com o indivíduo autista e seus familiares. É uma semente que está sendo plantada junto com as famílias, ouvindo suas sugestões e ampliando também o olhar dos lojistas e colaboradores para esse acolhimento e visibilidade do autismo. Espero que inspire outras empresas”, destaca.
 
Ações permanentes
Algumas iniciativas já foram implementadas de forma definitiva, como as vagas exclusivas de estacionamento para famílias de pessoas com TEA e os abafadores de som e ruídos, que estão disponíveis para empréstimo gratuito nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2; durante o horário de funcionamento do shopping. “As mudanças nos ambientes não seriam suficientes sem o trabalho junto aos lojistas e colaboradores do shopping. A participação de todos é fundamental para garantir a tranquilidade dos autistas dentro do nosso espaço. Além de inclusivo, o projeto é também educativo. Um chamado para o respeito à cidadania dessas pessoas”, destaca José Luiz Miranda, superintendente do Salvador Shopping.
 
Ações adotadas pelo Shopping durante a Hora Silenciosa:
Pausa no tráfego de carrinhos de coleta de lixo; 
Pausa no tráfego de segways; 
Utilização do rádio comunicação apenas com fones de ouvido;
Desligar TVs, displays, totens e mega banners digitais, bem como rádio mall e letreiros das lojas;
Redução da iluminação do mall;
Retirada do áudio das cancelas de estacionamento;
Suspensão secadores de mãos e de dispensers automáticos de cheiros nos banheiros;
Fraldário, banheiros infantis e de adultos com distribuição de protetores auriculares;
Distribuição de abafadores também nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2; 
Portas dos banheiros fechadas nesse horário para reduzir o barulho das descargas a vácuo;
Os colaboradores do Condomínio do Salvador Shopping foram estimulados a utilizar os celulares em modo silencioso.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.  Fotos: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias