'Sharenting': França quer proibir pais de compartilharem imagens de seus filhos nas redes sociais

redacao@aloalobahia.com

A França se tornou o primeiro país do mundo a propor uma lei para o "sharenting", prática de compartilhar fotos e vídeos de crianças nas redes sociais. O país quer proibir essa prática, que tem que tornado cada vez mais comum.

Não é difícil encontrar 'blogueiros mirins' e perfis criados no Instagram e TikTok para os pequenos quando eles ainda estão na barriga da mãe. A questão central da proposta francesa é que as crianças e adolescentes ainda não seriam capazes de consentir o compartilhamento de suas imagens. 

A proposta traz restrições e, em casos extremos, a perda por parte dos pais dos direitos de imagem das dos filhos. Também é tratada a exploração de imagens infantis em plataformas online, ou seja, punições para pais blogueiros que utilizam as imagens das crianças para retorno financeiro. 

Nesses casos, a renda adquirida através do uso comercial de fotos de crianças deve ser depositada em uma conta que os jovens tenham acesso a partir dos 16 anos. O texto prevê ainda um "direito ao esquecimento", ou seja, que as crianças possam ter suas fotos e vídeos removidos da internet posteriormente, se assim o desejarem. 

A medida é vista como positiva por ativista da causa infantil, já que há preocupações com a exposição excessiva em diversos aspectos, como impacto psicológico, questões de segurança a partir da divulgação de rotinas e lugares frequentados pelas crianças e o risco de compartilhamento das imagens das crianças associados a viés sexual. 

De acordo com diferentes estudos, uma criança tem sua foto compartilhada online 1.300 vezes antes dos 13 anos – isso antes mesmo de ser autorizada, pelas regras das plataformas, a criar seu próprio perfil de mídia social no Facebook ou Instagram, por exemplo. 


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. 

Fotos: Reprodução/Bigstock

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias