Setor de energias renováveis deve gerar mais de 80 mil empregos na Bahia até 2026

redacao@aloalobahia.com

Em um mercado em amplo crescimento em todo mundo, a geração de energias renováveis teve crescimento no Brasil mesmo durante a pandemia. Só o setor de energia solar fotovoltaica cresceu 64% em 2020 e gerou mais de 86 mil novos empregos em todo o território brasileiro, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

A Bahia tem se destacado neste campo, sendo a líder nacional em geração de energias Eólica e Solar Fotovoltaica e tem grandes perspectivas na criação de oportunidades de trabalho para profissionais que queiram investir neste campo de atuação. No estado, são mais de 180 parques e usinas em desenvolvimento que deverão ser concluídos em mais de 30 cidades baianas, nos próximos quatro anos, com previsão de geração de mais 82,6 mil vagas de emprego até 2026, de acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia.

Segundo o coordenador da nova especialização em Energias Renováveis da Unijorge, Leandro Carralero, toda a indústria que envolve as energias renováveis é uma das que mais gera empregos na atualidade, o que aumenta a demanda por profissionais qualificados em todos os âmbitos que envolvem esse segmento. 

A especialização nesta área contribui na formação de especialistas capacitados para atuarem com energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica (PCH) e energia a partir da matéria orgânica (biomassa e biocombustíveis). Neste contexto, os profissionais de Engenharia, Tecnologias, Arquitetura, Agronomia, Física-Química e áreas correlatas podem atuar para atender as demandas e exigências do mercado e da sociedade para um desenvolvimento sustentável.

Este campo de atuação tem altos investimentos e perspectivas reais de ampliação da cadeia de fornecedores de componentes e serviços, o que possibilita que profissionais especializados atuem em empresas de instalação, manutenção, comercialização e geração de energia, órgãos da administração pública, concessionárias e prestadores de serviços no ramo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, entre outros. 

"Sem dúvida, o uso das energias renováveis é claramente a solução para muitos problemas globais e é esperado que o Brasil invista cada vez mais nesse setor. Por suas características geográficas e seus recursos naturais, o país tem a oportunidade de se tornar uma das nações líderes em energia solar fotovoltaica, por exemplo, portanto estar qualificado na área cria um grande diferencial para os profissionais que queiram atuar neste mercado” destaca Carralero. 

Foto: Ulgo Oliveira / Seinfra. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias