2 Sep 2023
Ícone da pop art, artista gráfico americano Keith Haring tinha forte relação com vilarejo na Bahia

O episódio com o artista leva o público a uma viagem no tempo e no espaço, rumo a Serra Grande da década de 1980. Na época, não havia água encanada e nem luz, e era onde Keith encontrava momentos de tranquilidade, escapando da efervescência do mundo das artes do período. O artista morreu com 31 anos por complicações relacionadas à AIDS e passou boa parte de sua breve e intensa carreira entre cidades de diversos países.
Serra Grande influenciou bastante a arte do americano, e sua presença deixou marcas duradouras na cidade. No período em que ficou no vilarejo, ele pintou árvores e casas de pescadores. Entre os que contam essa história está o também artista americano Kenny Scharf, que acompanhou Keith durante as visitas à Bahia. Ao lado do restaurador Alex Neroullas, Scharf recria um mural pintado pelo amigo no chão de uma cabana da época e, ao longo do processo, o espectador entende melhor o trabalho e a relação de Keith com o local.
O período na Bahia ajudou Keith a desenvolver uma simbologia própria, além de inspirar uma série de desenhos que desafiava linguagens e de influenciar trabalhos com temáticas infantis, devido à convivência que teve com crianças que viviam em Serra Grande.
Essa forte relação é retratada no episódio dirigido por Guto Barra e Tatiana Issa. A série está disponível no canal por assinatura e no site Curta!. Cada programa destaca um aspecto e período específico de um artista, incluindo nomes como Henri Cartier-Bresson, Donald Judd, Georgia O’Keeffe e outros.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.