Selo de verificação de perfis deixou de ser atestado para credibilidade de veículos de comunicação

redacao@aloalobahia.com

Há algum tempo, obter o tão desejado ‘selo azul’ ao lado do nome do perfil era sinônimo de credibilidade. Os veículos de comunicação que conquistassem a verificação nas redes sociais eram considerados fontes confiáveis pelos leitores.

No entanto, essa realidade tem mudado. De acordo com a especialista em marketing digital Jennifer de Paula, com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem diz ser. “O fato das pessoas começarem a pagar pela ‘conquista do selo’, provocou essa mudança. Hoje em dia o selo serve mais para provar que o perfil é realmente de quem diz ser e para que outros perfis não propaguem matérias que não foram desenvolvidas por eles, do que para qualquer outra finalidade”, explicou.

Jennifer afirma que ao longo dos anos tem percebido a organização interna de distribuição de selo de verificação ficando cada vez mais "difícil e injusta". Exemplo disso são grandes e antigos sites de notícias que não têm o selo de verificação, ou possuem apenas no Facebook e não no Instagram. “Por outro lado, há sites de notícias que divulgam fofocas, já foram acusados de plágio e fake news, fazem máfia digital, e são verificados e recebem o selo azul, simplesmente pelo tipo de conteúdo que movimentam", alertou.

Para os sites que querem passar essa sensação de credibilidade e não possuem a verificação do perfil, Jennifer sugere a utilização do Google News Showcase, que é uma atualização do Google News e serve para os veículos de comunicação postarem notícias. Ele contribui com a propagação do jornalismo de qualidade, compartilha informações com menos risco de fake news, aumenta a audiência e conecta ainda mais pessoas.

Fotos: reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias