25 Jun 2023
Sede do Governo da Bahia é transferida para Cachoeira; entenda o porquê

Entre os atos no recôncavo baiano, ocorreram o hasteamento das bandeiras na praça da Aclamação, na Câmara Municipal, com a execução dos hinos Nacional e da Bahia, seguido de missa na Igreja da Ordem Primeira e sessão solene na Câmara Municipal.
Cachoeira esteve entre as cidades que deram início às batalhas decisivas para tornar o Brasil independente de Portugal. No dia 25 de junho de 1822, os cachoeiranos proclamaram D. Pedro como o Regente Constitucional do Brasil e, com a Junta Conciliatória, deram início à retaliação contra a presença do general Madeira e Melo, que ameaçava a Vila com uma canhoneira.
O governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, a secretária da Educação Adélia Pinheiro, o secretário da Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas, a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social Fabya Reis, a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Larissa Gomes Moraes, a secretária de Promoção da Igualdade Racial Ângela Guimarães, a secretária da Saúde Roberta Santana e o secretário de Desenvolvimento Econômico Angelo Almeida estiveram entre as autoridades presentes.
"Os livros não contam tudo o que realmente aconteceu. Os indígenas, negros, trabalhadores e mulheres que estiveram à frente das batalhas não entram nos relatos. Foram muitas as ações pela saída dos portugueses, em todos os cantos do país, mas o berço da reação foi aqui", disse o governador.
* Com informações do jornal Correio e do g1. Fotos: Feijão Almeida/GOVBA, Taiana Belmonte e Márcia Espíndola.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.