Secretaria da Saúde promove programação do Novembro Negro em Salvador

A campanha do ‘Novembro Negro’ será celebrada em Salvador - capital que tem 81,5% das pessoas declaradas pretas ou parda - com uma programação especial promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificando as ações voltadas para conscientizar sobre os cuidados que o público deve ter com a saúde. 

Diferente dos anos anteriores, devido a pandemia pelo coronavírus, as atividades serão concentradas de forma virtual ao longo do mês, para evitar aglomerações, com aprimoramento dos profissionais de saúde da rede municipal para lidar com a população negra. 

Na próxima quinta-feira (5), o secretário municipal da Saúde participa da abertura dos trabalhos na conferência com o tema “Covid-19 e população negra: privados de liberdade, população em situação de rua e quilombola, o que temos com isso?”, que vai reunir pesquisadores baianos e profissionais da secretaria municipal de Reparação e Saúde. 

De acordo com o gestor, o órgão tem intensificado o combate ao racismo institucional em todas as unidades de saúde da cidade. “Tenho muito orgulho do segundo ano consecutivo estarmos realizando o Novembro Negro, a maior parte da população soteropolitana é formada por negros, que historicamente, apresentam maior vulnerabilidade social e econômica. Isso acaba refletindo também numa menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a doenças e agravos nesta população, como a anemia falciforme. Visando reverter este cenário, temos investido em políticas públicas voltadas para a população negra, é muito importante reforçar os cuidados com esse público e, principalmente combater o racismo institucional”, disse.

Foto: Divulgação. Siga o Insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias