20 Nov 2023
'Se não fosse negro, não faço ideia de que artista seria', diz Gil neste Dia da Consciência Negra

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
De acordo com Gil, o fato de ser preto foi um fator seminal para forjar o artista que ele é hoje."Ser negro, culturalmente negro, me dá uma relação com a música, com o ritmo, com o mundo religioso, com tudo, enfim, que eu não teria não sendo negro, portanto não seria o artista que eu sou. Seria outro, outra pessoa!”, continuou o artista no texto publicado, junto com a hashtag #DiaDaConscienciaNegra

Ao longo da sua carreira artística, Gil tem composto e interpretado muitas canções populares que se engajam nas lutas pelas memórias da negritude brasileira. Parte da sua obra nesta temática denuncia o preconceito racial e suas mazelas. Outra parte celebra a cultura da população afrodescendente, com suas estéticas e formas de resistência.
Em entrevista recente à BBC, Gil relatou que teve um despertar relativamente tardio para a identidade negra, para o sentimento de negritude. "A distinção de raça para mim só veio já a partir da adolescência. Até ali eu vivia numa família de classe média, pequeno burguesa, mãe professora, pai médico, figuras importantes nas microssociedades em que o racismo era nada, não existia", disse.
Foi na adolescência em Salvador e como jovem adulto em São Paulo — onde trabalhou na companhia Gessy Lever após se graduar em administração — que Gil vivenciou episódios abertamente racistas. "Sofri discriminação por parte de alguns colegas e de alguns professores. Manifestações negativas em relação a minha presença nas salas de aula e coisas desse tipo."
"Já depois de casado, no início da vida adulta aos 22, 23 anos, em São Paulo, tive que lidar com questões como alugar apartamentos, casas para morar. Aí você já tinha aqui e ali uma pequena ponta de discriminação racial", completou.
* Por Naiana Ribeiro. Fotos: Reprodução/Redes Sociais.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.