4 Mar 2021
SBN Bahia quer prioridade em vacinação contra a Covid-19 para pacientes em diálise
Dados do Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostram que, apenas na Bahia, haja pelo menos 10 mil pacientes em diálise – com mais de 80% na modalidade de hemodiálise –, se locomovendo em média três vezes por semana para unidades de saúde que, em muitos casos, também recebe pessoas infectadas com o coronavírus.
É diante desse cenário que a SBN Regional Bahia decidiu encampar uma campanha pela imunização imediata dos pacientes portadores de doença renal crônica em diálise no estado e espera por uma resposta positiva do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Sesab.
Números que preocupam
Presidente da SBN-BA, José A. Moura Neto lembra que estudos sugerem um risco de infecção de 5 até 20 vezes maior (em alguns casos) do que na população geral. Além disso, lembra ele, a exigência da manutenção do tratamento (ambulatorial e regular) dificulta o adequado cumprimento do distanciamento e isolamento social.
Dados do Censo de Covid-19 da SBN nacional e Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) registram 630 óbitos de pacientes em diálise por Covid-19 até esta semana. Esses óbitos estão subnotificados – menos de 1/3 das clínicas participam do censo no Brasil – e o número real pode ser até três vezes maior.
Vale lembrar que tudo isso com as adaptações que os centros de atendimento dos pacientes renais sofreram na pandemia, a fim de diminuir os riscos de transmissão do coronavírus. Portanto, mais do que necessária a priorização desse grupo de risco.
Foto: Marcelo Camargo/ABr. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.