São João: confira cinco destinos para curtir os festejos juninos na Chapada Diamantina

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

De grandes nomes do forró a sanfoneiros e trios pé de serra. Independente da música que toque, as cidades e vilas da Chapada Diamantina colorem suas ruas com bandeirolas para celebrar a cultura popular dos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. Durante as festas juninas, o clima ameno, que vai dos 17°C aos 26°C, toma conta da região no coração da Bahia, que tem atraído cada vez mais turistas.

A programação variada inclui apresentações musicais, concursos de quadrilhas e barracas de comidas típicas. O mês de junho na Chapada Diamantina é uma oportunidade de mergulhar e vivenciar as tradições nordestinas e, ao mesmo tempo, aproveitar as excelentes opções de aventura e ecoturismo que o destino oferece.

O Alô Alô Bahia separou cinco destinos imperdíveis para você aproveitar os festejos juninos na Chapada Diamantina. Buscamos a programação e dicas – para todos os gostos - das principais cidades e vilas da região para o período. Confira:

Lençois
Considerado o portal da Chapada Diamantina, o município de Lençóis encanta os visitantes com suas paisagens deslumbrantes, mas também cativa com uma boa programação cultural no mês de junho. Este ano, são sete dias de muito forró pé-de-serra com atrações de peso, como Adelmário Coelho, Tarcísio do Acordeon e Flávio José.

Outras tradições juninas também estão na programação da cidade: pau-de-sebo, quadrilhas e barracas de comida típicas não vão faltar. A abertura das comemorações será com a tradicional Cavalgada Tanquinho-Lençois, no dia 18 de junho.
H6cu8WF.md.jpg
A programação do São João de Lençóis conta: Dia 19 de junho com Tarcísio do Acordeon e Adelmário Coelho; Dia 20 de junho com Dorgival Dantas e Forrozão do Capitão; Dia 21 de junho com Flávio José e Banda Seu Luiz; Dia 22 de junho com Estakazero, Marquinhos Café e Dauan Santos; Dia 23 de junho com Raimundinho do Acordeon, Virgílio e Elison Moura, Dia 24 de junho com Elisson Castro, Eloísa Olinto e Bateia de Renda.

Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público, e acontecerão no final da Avenida Senhor dos Passos e no Teatro de Arena. A cidade possui uma das melhores estruturas turísticas da região, com cerca de 4 mil leitos de hospedagem, de acordo com o Guia da Chapada Diamantina.

Mucugê
O São João de Mucugê, a cerca de 450 km de Salvador, é um dos mais procurados da Chapada Diamantina. As ruas da cidade ficam cheias de turistas. A programação é intensa. A festa por lá começa dia 22 e segue até 25 de junho. Com o compromisso de manter a identidade tradicional da festa, este ano são atrações nomes como Raimundinho do Acordeon, Mestrinho, Cicero Dantas, Liv Moraes, Maike José e Asa Filho.
H6cugfa.md.png
Além de alvoradas, quadrilhas, sanfoneiros e brincadeiras tradicionais - como o pau de fita -, Mucugê oferece também um grande patrimônio natural, onde são encontradas inúmeras cachoeiras, rios e uma rica fauna e flora. Entre as atrações turísticas estão o Parque Sempre Viva, a Cachoeira do Funil e o Cemitério Bizantino.

Igatu
A pequena Vila de Igatu, distrito de Andaraí, é aquela opção para quem quer curtir um São João mais raiz, em um clima mais familiar. As ruas ficam repletas de fogueiras acesas pelos moradores, que abrem a porta de suas casas para receber amigos e oferecer quentão, pamonha, amendoim, entre outros pratos e bebidas típicas da época.
H6cuvx1.md.jpg
Na praça principal, a decoração encanta. São bandeirolas e bonecos caipiras, além de barracas com comidas típicas e uma programação com autêntico forró pé de serra. Localizada a 37 km de Mucugê, há a opção de curtir a programação junina da cidade – mas é importante lembrar que é preciso pegar estrada sem consumo de bebida alcoólica.

Igatu é conhecida como cidade de pedra por conta de seu casario histórico de pedra – herança do ciclo do diamante, no século XIX. Inclusive, o local ganhou o apelido de Machu Picchu Baiana por conta de suas construções. Imperdível!

Piatã
Durante o São João, Piatã também entra no circuito do São João na Chapada Diamantina. A cidade mais alta da Chapada Diamantina possui uma programação com muita música. Este ano, entre as atrações estão Desejo de Menina, Luan Estilizado, Priscila Senna, Forró Balancear, Forrozão Tropkalia e Estakazero.
H6cueDP.md.jpg
Além da programação junina, são muitos os atrativos em Piatã. Destacamos a visitação de cachoeiras, especialmente a do Patrício, a prática de esportes radicais, como mountain bike e rapel, a trilha para o Pico do Barbado, conhecido como o topo do Nordeste, com mais de dois mil metros de altitude, e a subida à Serra da Tromba, que proporciona uma vista de 360° da cidade. É uma atração que exige certo esforço físico, mas possui cenário esplêndido. A Rota do Café também é atração obrigatória.

Vale do Capão
O Vale do Capão, nome turístico de Caeté Açu, no distrito de Palmeiras, é uma boa opção para quem deseja estar em contato com a natureza e deseja relaxar durante as festas juninas. Para este ano, ainda não foi divulgada nenhuma programação com bandas para o local. Porém, o clima junino, doses de licor e o forró pé de serra são garantidos na região do Coreto, que fica bem no centro da localidade.
H6cuSig.md.png
Durante o dia, o visitante pode aproveitar passeios como, por exemplo, as cachoeiras da Fumaça e do Rio Preto. Já à noite, tem a opção de aproveitar a cultura, a arte e a gastronomia da vila do Capão.

Fotos: Principal - Monique Renne; Lençois - Tarciso Albuquerque; Mucugê - Divulgação/Prefeitura Municipal de Mucugê; Igatu - Acervo pessoal/Kirk Moreno; Piatã - @piataemfotos; Vale do Capão - Chapada Adventure.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias