Salvador Vai de Bike lança campanha Multa Moral

redacao@aloalobahia.com

O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) lançou nesta sexta-feira (20) a campanha “Multa Moral”, em parceria com a Transalvador, Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e Guarda Municipal. A primeira ação aconteceu na região da Barra (em frente ao Restaurante Barravento). O adesivo, que na ocasião foi distribuído para os ciclistas, funciona como uma ação de conscientização direcionada aos motoristas que desrespeitam as vias exclusivas para o uso das bikes.

Esses adesivos serão distribuídos também para ciclistas de outras localidades, grupos de pedal e moradores de regiões estratégicas. Além disso, o MSVB realizará ações pontuais em regiões onde há desrespeito às leis que garantem a segurança do ciclista. O conceito da campanha é que a própria população, e os ciclistas, contribuam para sensibilizar os motoristas, colocando o adesivo nos carros que estejam estacionados na ciclofaixa, surpreendendo os mesmos ao retornar aos seus veículos, encontrando um adesivo com essa “multa” que é de caráter educativo.

"O estacionamento nas vias cicloviárias é um importante causador de conflitos diários entre motoristas e ciclistas no trânsito de Salvador. O perigo de sair das ciclovias e ciclofaixas abruptamente para ir direto ao trânsito por conta de carros parados nas vias causa acidentes e desestimula o uso desse meio de transporte que é essencial para tantas pessoas", destaca o coordenador do MSVB e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Com as mudanças recentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa, que antes não gerava multa, passa a ser infração grave, o que gera cinco pontos na carteira e multa de aproximadamente R$ 200. "A alteração no Código de Trânsito é importante e serve para mostrar de uma vez por todas, aos que ainda não tem a devida compreensão e o merecido respeito, que o ciclista é parte igual no trânsito. Porém, acredito que a mudança só se torna efetiva quando acompanhada da conscientização dos condutores, e isso, só alcançamos com ações de educação para o trânsito e uma fiscalização eficiente, como temos feito na cidade", reforça o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Entre janeiro e junho deste ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 562 infrações por transitar com o veículo em ciclovias, ciclofaixas; 274 infrações por estacionar sobre a faixa destinada a pedestre e 62 ocorrências da nova infração vigente em 2021: parar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa.

Pesquisa Perfil do Ciclista Soteropolitano – O MSVB também está realizando durante a semana do ciclista uma pesquisa sobre o perfil do ciclista de Salvador. Todas as informações coletadas se transformarão em dados importantes que servirão para o aprimoramento da estrutura da cidade e para criação de políticas públicas municipais ligadas a mobilidade e ao uso da bicicleta.

Uma destas ações que pretende melhorar a mobilidade por bicicletas na cidade é o Plano Cicloviário, que está sendo preparado pela Secretaria de Mobilidade (Semob) e deve ser licitado no próximo mês. “O Plano busca consolidar o uso da bicicleta como veículo de transporte do município, com caráter inclusivo, universal e garantindo a segurança dos cidadãos em seus deslocamentos, com uma rede cicloviária abrangente, segura e integrada, com infraestrutura urbana para circulação”, destaca o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

O link da pesquisa pode ser encontrado na biografia do perfil do MSVB no Instagram (@salvadorvaidebike).

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias