Salvador vai abrigar centro de tecnologia quântica; saiba onde

redacao@aloalobahia.com

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vai investir R$ 60 milhões para construir, em Salvador, um centro de referência em tecnologia quântica para a indústria. O espaço será localizado na instituição de ensino e pesquisa Senai Cimatec, dentro do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A escolha do Senai Cimatec foi feita a partir de um processo de seleção aberto pela Embrapii no fim do ano passado, e o anúncio foi feito nesta terça-feira (17). Os recursos investidos são originários do Programa Prioritário IoT - manufatura 4.0, do MCTI, no âmbito da Lei de Informática (Lei de TICs).

 Salvador recebe a Expo Coaching Brasil e Business Coaching Convention
As tecnologias quânticas são uma nova área de conhecimento que busca ajudar a sociedade a solucionar problemas altamente complexos através de novas formas de computação, comunicação e sensores. Entre as aplicações da tecnologia estão o desenvolvimento de novas fontes de energia limpa, monitoramento de mudanças climáticas no planeta, desenvolvimento de novas vacinas de forma mais rápida e precisa, e segurança na comunicação de dados.

b1064aab bea1 40dd 96b4 86fd77576f25
“O Senai Cimatec será um espaço de referência no Brasil para atuar na área de tecnologias quânticas. Os países precisam investir e ter um conhecimento nessa área para não perder oportunidades e também pela questão de segurança de dados”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, durante a cerimônia de anúncio do Centro de Competência. Ele reforçou que as tecnologias quânticas têm um potencial enorme para mudar a forma como as empresas trabalham.

Atividades
O contrato com o Senai Cimatec terá vigência de 42 meses e prevê atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias quânticas, formação e capacitação de RH para atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) na área, além da criação de um ambiente de inovação aberta para a criação e atração de startups, envolvendo parcerias nacionais e internacionais e empresas associadas. As pesquisas deverão ser desenvolvidas segundo as necessidades do mercado, para inserção do Brasil no cenário internacional de atividades de P&D relacionadas a tecnologias quânticas.

“Precisamos de convergência entre as políticas públicas e o setor privado para o primeiro viabilizar um ambiente de inovação e o segundo ter estímulos para aumentar o apetite por inovar”, destacou o presidente da Embrapii, Chico Saboya. Segundo ele, os Centros Competência Embrapii estão destinados a unir essas pontas e buscar soluções em diferentes áreas.

"Este será um grande passo para a consolidação do Brasil na corrida global das tecnologias quânticas. A partir do Centro de Competência será possível aumentar em qualidade e número de talentos que serão base fundamental para o desenvolvimento de projetos e conexão com novas startups e empresas”, afirma o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Andrade. Segundo ele, o Centro de Competência terá como ênfase a Comunicação Quântica, através de novos protocolos e experimentos de distribuição de chaves, e a Computação Quântica com novos algoritmos e sistemas de hardware.

A seleção do Senai Cimatec está alinhada com a premissa da Embrapii de descentralização da inovação no Brasil, com investimentos aplicados em centros de pesquisa de todo o país. Localizado em Salvador, na Bahia, o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias – Senai Cimatec é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. 

Indústria do futuro
Em 2022, a Embrapii lançou chamadas públicas para um total de nove Centros de Competência, que vão atuar em áreas diferentes e serão responsáveis por soluções inovadoras com o objetivo de viabilizar grandes tendências da indústria para o futuro.

O Centro de Competência em Tecnologias Quânticas se soma aos outros sete Centros de Competência Embrapii, já anunciados e um, na área de Segurança Cibernética, em etapa de chamamento. As pesquisas abrangem tecnologias de fronteira como conectividade 5G e 6G, inteligência artificial, plataformas de hardware inteligentes e terapias avançadas. Até o momento, os anúncios somam R$ 463 milhões.

* Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: @crdrone e Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias