Salvador terá operação inédita para neutralizar emissões de gases durante o carnaval

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

O Carnaval de Salvador terá uma novidade no âmbito ecológico e vai realizar uma mega operação para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. Desde os dias de pré-carnaval e carnaval (de 3 a 14/02), a capital fará o inventário de diversas atividades que geram esses gases, como a queima de combustíveis fósseis, consumo de energia elétrica e outras ações.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, serão inventariadas as emissões de trios, minitrios, prançhões contratados pelo município para atuar no carnaval. Ao todo, são pelo menos 60  equipamentos, além das viaturas, veículos utilizados na operação carnaval, bem como geradores de energia utilizados nos palcos da prefeitura, banheiros químicos e contêiners. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

“Essa megaoperação de neutralização certamente é a maior já feita no Brasil em se tratando de Carnaval, e porque não dizer do mundo, afinal, fazemos a maior festa popular do planeta”, afirmou o prefeito de Salvador, Bruno Reis.  

Diariamente, resíduos são gerados no município de Salvador e depositados no Aterro Sanitário Metropolitano Centro (AMC). Através de um conjunto de boas práticas operacionais, o metano (CH4) é gerado como resultado da decomposição anaeróbica dos resíduos. Por meio de métodos e tecnologias aplicadas no aterro, o metano é capturado e transformado em biogás, evitando que o gás seja liberado na atmosfera na forma bruta. Dessa forma, são gerados “créditos de carbono”, os quais serão utilizados em formato de compensação dos gases do efeito estufa produzidos e quantificados durante o período de Carnaval.
Jl3cFja.md.jpg

A iniciativa é fruto de uma parceria realizada através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), Battre (Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos) - concessionária responsável pelas operações e manutenção do AMC em Salvador e AC Consultoria.

“Neutralizar uma parte significativa das emissões de carbono da maior festa popular do planeta, não só fortalece ainda mais nosso Carnaval, mas também demonstra o comprometimento do município com a causa, e contribuir para conscientizar mais pessoas quanto a questão das mudanças climáticas”, destaca o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Para realizar essa compensação, com as emissões provenientes do Carnaval de Salvador, o inventário gerado vai quantificar as emissões de CO2, por meio da coleta de dados precisos cedidos pela gestão municipal. Essas informações serão convertidas e calculadas utilizando metodologias reconhecidas pelo comitê de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, garantindo a precisão e a confiabilidade dos resultados.
Jl3aOpn.md.jpg

Segundo o Diretor da Battre, Ângelo Castro, será entregue ao município de Salvador o Termo de Compromisso para neutralizar o carbono emitido. “Para a compensação dessa pegada de carbono usaremos créditos  certificados pela ONU, que são gerados no próprio município, no projeto do aterro sanitário da cidade, reforçando a nossa missão e compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, completou.

* Foto: Betto Jr/Secom/PMS.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias