Salvador será a primeira capital brasileira a ter um plano diretor de tecnologia

Salvador já começa o ano de 2020 com inovação: será a primeira capital brasileira a contar com planejamento estruturado, promovido pela Prefeitura, para se transformar em uma cidade inteligente (smart city), ofertando serviços municipais de modo mais rápido e eficiente à população que utiliza computador, tablet ou smartphone. O contrato que dá início aos trabalhos de elaboração do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) foi assinado pelo prefeito ACM Neto, que detalhou a ação em coletiva realizada nesta quinta-feira (2), no Palácio Thomé de Souza.
 
O evento teve a presença do vice-prefeito Bruno Reis; do secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas; do presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Alberto Braga; e de Vitor Antunes, representante do Consórcio Salvador Smart City – vencedora da licitação para consultoria especializada na elaboração do documento. Apenas para a estruturação do plano, serão investidos cerca de R$4,5 milhões e o prazo é de dez meses. Já a implementação terá investimento de R$60 milhões, com recursos captados junto à Cooperação Andina de Fomento – CAF.
 
O prefeito lembrou que, em sete anos, a cidade sai de uma situação bastante crítica de organização administrativa e financeira para entrar em um conceito presente em grandes cidades do mundo. “Esse plano diretor vai deixar todo um planejamento de médio e longo prazo de como transformar realmente Salvador em uma cidade inteligente, desenvolvendo ferramentas que vão facilitar a prestação de serviço público, permitir mais transparência nas ações da gestão e que, acima de tudo, vão facilitar o dia a dia dos cidadãos. Além disso, vai facilitar a economia, o ambiente de negócios, gerar emprego e diminuir as desigualdades sociais da cidade”, disse ACM Neto.
 
O gestor anunciou ainda duas novidades no setor para 2020: a capital baiana deverá ter 100% dos processos informatizados, deixando de lado os procedimentos em papel. O sistema já está em fase de elaboração e poderá ser operacionalizado por qualquer órgão. Além disso, os cidadãos vão contar com o Salvador na Palma da Mão, com todos os serviços municipais podendo ser acessados por um único aplicativo.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias