2 Sep 2021
Salvador inicia testes com dois ônibus elétricos em setembro

Nesta quinta (2), o prefeito Bruno Reis recebeu ainda a visita do embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, referência mundial no tema Sustentabilidade. O encontro tem como objetivo explorar oportunidades de parceria da gestão municipal com o governo britânico, em prol de um intercâmbio de boas práticas e projetos mútuos nas áreas de assistência social, sustentabilidade, mobilidade, desenvolvimento econômico, educação e tecnologia. Na oportunidade, o embaixador divulgou a campanha Race to Zero, da qual Salvador já faz parte, e a Race to Resilience, cuja adesão da capital foi efetivada pelo prefeito Bruno Reis.
“É um orgulho para Salvador assinar mais um termo de compromisso, o Race to Resilience, dentro da ação de preservação do meio ambiente, da sustentabilidade, da resiliência. Inclusive, com o Plano de Resiliência da cidade, a intenção é chegar a 2049 atingindo a emissão zero de carbono e cumprindo as metas que estão estabelecidas no Acordo de Paris”, declarou Bruno Reis.
O embaixador britânico avalia que a capital baiana é um exemplo para outros locais na América Latina de como fazer uma economia mais verde. “Vejo uma energia em Salvador de fazer as coisas de maneira nova, criativa e que vai ajudar o povo a atingir os objetivos neste século XXI. Para os investidores, ver uma cidade que enfrentam os riscos e têm metas para evitar problemas mais graves com o meio ambiente é uma grande oportunidade para eles estabelecerem parcerias mais concretas e fortes pelo futuro. É uma honra estar aqui e ver coisas concretas que estão sendo feitas na cidade”, declarou Peter Wilson.
Testagem – Os dois veículos elétricos irão rodar em linhas operadas pela concessionária OTTrans, responsável pela região do miolo da cidade – os trajetos de cobertura vão desde a Avenida Paralela até a BR-324.
“Após os testes, teremos uma visão melhor de como este tipo de veículo se comporta diante dos desafios e da dinâmica da cidade. A Prefeitura tem empregado esforços no sentido de viabilizar modelos deste tipo para a operação do BRT, como uma solução para diminuir as emissões de gases poluentes, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador", pontuou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.
Benefícios – De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico rodando em média 6 mil km por mês deixa de emitir 125 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.
Os ônibus elétricos, além de não emitir poluentes no ar, também são muito mais silenciosos, o que beneficia a saúde, o ambiente e o clima. Aliado a isso, esses veículos permitem mais economia com abastecimento, uma vez que um dos principais fatores que oneram o sistema ainda é o valor do ICMS sobre o óleo diesel.
"Temos um grande desejo de trazer para o transporte da capital baiana a eletromobilidade, modelo que já é uma realidade nos grandes centros urbanos fora do país, e que traz benefícios tanto para a saúde da população, quanto maior conforto para os usuários”, acrescentou Muller.
Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.