Salvador ganha Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio

redacao@aloalobahia.com

Com o objetivo de fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher, a capital baiana ganha, a partir desta quarta-feira (29), o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio. A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça da Bahia e a estrutura funcionará na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, no Comércio.

A iniciativa, que atenderá autores de violência doméstica e familiar que estejam em cumprimento de medida protetiva de urgência expedida pelas varas de Violência Doméstica e Familiar, contará com apoio de profissionais da SPMJ e da Guarda Civil Municipal.

"Salvador não pode ter espaço para violência e, por isso, estamos montando esse Núcleo, além de diversas outras ações e determinações que a lei traz e que, ajustando à nossa forma de atuação, coibir ainda mais essa situação”, ressalta o prefeito Bruno Reis.

A desembargadora Nágila Brito ressaltou a satisfação do TJ-BA com a iniciativa e lembrou que o Brasil é quinto colocado em número de casos de feminicídio no mundo. “A unidade aqui também vai capacitar pessoas de outros municípios para que essa ação se alastre e haja uma maior coibição no combate à violência contra a mulher no estado”.

Funcionamento – Através da iniciativa, serão feitos o acompanhamento e a reeducação de autores de violência por meio do Grupo Reflexivo de Homens. Inicialmente,, os homens serão atendidos em grupos de dez indivíduos, todos encaminhados pelo Tribunal de Justiça, que comparecerão a dez encontros para capacitação e, em seguida, serão acompanhados durante um ano. O funcionamento do Núcleo será às quartas-feiras e sábados, das 8h às 17h.

Além disso, o Núcleo deverá desenvolver e fomentar ações, programas e políticas para prevenir, atender, acompanhar e monitorar os casos encaminhados pelo sistema judiciário para o NEF. Esses encaminhamentos serão monitorados por um período de seis meses, para análise de uma possível reincidência por parte do autor da violência.




Foto: Betto Jr./Secom. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

 

NOTAS RECENTES