22 Nov 2023
Salvador ganha nova cafeteria em museu no Centro Histórico; veja fotos
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Mimú vem da língua Yorubá que significa bebida. Sua fonética se assemelha a palavra mimo é o sentimento de acolhimento, carinho e agrado. O ato de fazer e beber café conecta a toda afetividade coletiva. No cardápio, será possível experimentar uma gama de cafés oriundos da economia solidária e iguarias e quitutes como mugunzá, pãezinhos de queijo, fatias de bolo, cuscuz de tapioca. Além de sanduíches, tostadas e bolos. São mais de 30 itens entre cafés, bebidas e lanches disponíveis ao público. Algumas das opções do menu são inspiradas na exposição "Um Defeito de Cor - Itinerância Salvador". O espaço — que mantém como princípios o empoderamento feminino, a memória ancestral, o acesso à alimentação de qualidade e o compromisso com o interesse coletivo — é fruto de parceria do Governo do estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Muncab, e faz parte das ações do mês da Consciência Negra.
A cafeteria tem em sua decoração um painel do artista Eder Muniz, que mostra um pouco sobre a história do café da Etiópia — e a importância desta origem para o consumo desta bebida. Essa origem fala sobre os símbolos de podem que estão atrelados a produção e consumo do café, que nos remete também a força produtiva do café baiano.
Já os símbolos do balcão são inspirados no festival Bogo Ja, do povo mandê, que vive na região do sul do Mali e leste da Guiné. A festa é celebração das mulheres e de seus poderes culturais na sociedade mandê.
O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, Wenceslau Júnior informa que a Mimú Cafeteria é a primeira etapa de um projeto que foi desenhado para fortalecer a Economia Solidária (Ecosol) dentro do Muncab. “A parceria Setre e Muncab com certeza vai além da cafeteria, já estamos otimizando a ideia para criar um espaço colaborativo dentro do contexto da economia solidária, que oportunizará uma vivência de trocas e colaboração entre mulheres empreendedoras pretas de Salvador, além de um espaço de comercialização de produtos e serviços oriundos da produção delas, inclusive, reunindo produtores e produtoras do interior do estado”, disse Wenceslau.
Vale ressaltar que o Muncab estará gratuito até sábado (25), em virtude do Festival Salvador Capital Afro. Para acessar ao museu nesta semana, basta retirar o ingresso gratuito neste link.
Serviço:
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Rua das Vassouras, 25, Centro);
Funcionamento: de terças-feiras aos domingos, das 10h às 17h.
Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.