8 Jun 2023
Salvador entra em nível de alerta após grande quantidade de chuvas nas últimas horas

Também nesta quinta, o órgão municipal emitiu alerta aos moradores da comunidade Bosque Real, no bairro Sete de Abril. O pedido é para que as pessoas que estão em área de risco se desloquem para local seguro. Nas primeiras horas desta quinta, o acumulado de chuva foi liderado pelos bairros de Alto do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário, (25,4mm); Sussuarana (24,4mm) e Sete de Abril – Bosque Real (24mm).
O feriado de Corpus Christi, tem previsão de ainda mais chuva em Salvador. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de deslizamentos de terra e alagamentos na cidade. A quinta-feira será de céu nublado com chuvas durante todo o dia na capital baiana. Já a temperatura ficará entre 22ºC e 27ºC. O Inmet destacou que as temperaturas devem se manter as mesmas até domingo (4), com possibilidade de chuva durante todos os dias do feriadão.
Em sete dias, chove mais em Salvador do que o esperado para todo o mês de junho
Nos primeiros sete dias de junho, já choveu mais do que o esperado para o mês inteiro, segundo o prefeito Bruno Reis. A média histórica para todo o mês de junho é de 230 mm de chuva, porém em apenas sete dias do mês já choveu 150 mm em Salvador, chegando a 170 mm em alguns bairros
Na quarta, os maiores acumulados de chuvas foram registrados nos bairros de Itapoã (81,4mm), São Caetano (74,1mm), Rio Sena (72,4mm), Capelinha - Vila Picasso (72,4 mm) e Santa Luzia (72,2mm). Os dados foram coletados entre até as 16h30 desta quarta.
Os acumulados causaram alagamentos em diversas regiões. A Codesal recebeu mais de 50 ocorrências de deslizamento de terra, e outras 40 de imóveis alagados. Um dos bairros que registraram mais ocorrências foi o de Itapuã, onde houve 28 chamados.
Na Estrada das Barreiras, um deslizamento de terra assustou os moradores. Imagens registradas nesta quarta, mostram que uma área coberta com lonas caiu e atingiu imóveis na região. Ninguém ficou ferido.
Ações para reduzir impacto das chuvas em Salvador
O prefeito Bruno Reis destacou nesta quarta-feira (7) as ações de mitigação dos efeitos das chuvas intensas que atingiram a capital baiana nas últimas horas. Ele acompanhou as atividades do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Ele destacou ainda que as famílias devem acionar a Codesal, por meio do número 199, sempre que virem uma situação de risco.
Por meio da Operação Chuva, a Prefeitura de Salvador está com equipes de diferentes secretarias espalhadas pela capital baiana para prestar atendimento imediato às famílias atingidas pelas fortes chuvas. “Nossas equipes estão de plantão, 24 horas por dia. Se a família tiver algum incidente em sua casa, pode fazer logo o vídeo, tira logo uma foto, entra logo em contato com a gente. Aí chegam rapidamente os profissionais da Sempre, para fazer o atendimento social. Chegam as equipes da Defesa Civil, para fazer a vistoria, para checar se há comprometimento da infraestrutura do imóvel”, disse.
O prefeito destacou a gama de programas sociais criados pela gestão municipal com esse objetivo, como o Aluguel Social e o Auxílio Emergencial, além da estrutura de vistorias e de prevenção montados pela Prefeitura. “Hoje, a Prefeitura tem capacidade de resposta. No passado, a Prefeitura ficava rezando, pedindo a São Pedro para que a chuva parasse. Hoje, temos a capacidade de dar amparo e de chegar junto das pessoas”, explicou.
“Criamos muitos programas, como o Aluguel Social, que antes era de três meses, prorrogável por seis, e agora está por tempo indeterminado. O valor era de R$ 100, nós aumentamos para R$ 300 e já vou aumentar de novo em breve. Criamos o Auxílio Emergencial, um mecanismo pelo qual a gente indeniza essas famílias que perdem seus bens. Então a gente paga até três salários mínimos para que ela recupere geladeira, fogão, cama, entre outros. Também temos abrigos, com vagas disponíveis para receber as pessoas que precisem sair de suas casasa”, acrescentou.
Além do amparo social criado, o prefeito destacou as obras de infraestrutura realizadas pelo município ao longo dos últimos 10 anos para proteger encostas e áreas de risco. “Já são quase 500 áreas protegidas com muros de arrimo, solo grampeado, cortina atirantada e com geomantas. Isso faz a cidade ter uma resistência e uma resiliência maior. Estamos a cada ano diminuindo os deslizamentos de terra e desabamentos, sem ocorrências e sem perdas de vidas. Ainda temos alguns pontos de alagamento na cidade, são 65 mapeados. Muitos já foram resolvidos ao longo desses últimos anos, com soluções definitivas, acabando com problemas históricos em grandes avenidas de Salvador e em bairros onde as pessoas tinham que conviver com água dentro de suas casas quando chovia”, disse.
O prefeito citou ainda obras de saneamento que têm sido realizadas pela gestão, apesar de não ser responsabilidade do município. “Tem alagamentos em Salvador que ocorrem por conta de rios e córregos e outros por conta de esgoto, de falta saneamento básico, em que o esgoto corre na porta das casas das pessoas, a céu aberto. E a gente tem feito todo esse investimento, mesmo não sendo responsabilidade da Prefeitura. Estamos urbanizando vários canais, cobrindo outros, fazendo entroncamento na rede de esgoto e evitando que nesse período as pessoas, além de conviver com as chuvas, tenham que aguentar o esgoto dentro das suas casas”, disse
Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Ana Lúcia Albuquerque/Arquivo CORREIO, Reprodução/TV Bahia e Valter Pontes/Secom.