Salvador é uma das 50 cidades mais violentas do mundo, aponta ranking

redacao@aloalobahia.com

Prestes a celebrar 474 anos nesta quarta-feira (29), Salvador tem muito a comemorar, mas ainda sofre com questões importantes, como a segurança pública. Em um ranking anual de alcance global publicado recentemente, a capital baiana ocupa a 19ª posição entre as cidades mais violentas do mundo. Feira de Santana e Vitória da Conquista também figuram na lista, em 22º e 26º lugar, respectivamente.

O estudo foi divulgado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo, e traz dados referentes ao ano de 2022, levando em conta o número de homicídios por 100 mil habitantes.

Ao todo, o Brasil tem dez entre as 50 cidades com maior índice de insegurança no globo. Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem a pior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país (63,21) e ocupa a 11ª posição na lista mundial. Já Salvador tem 56,68; Feira de Santana, 50,11; e Vitória da Conquista, 47,48.

Manaus (AM) está na 21ª posição com taxa de 50,66; Natal (RN), na 28ª com 45,06; Fortaleza (CE), na 31ª com 42,63; Recife (PE), na 35ª com 39,89; Maceió (AL), na 36ª com 39,45, e Teresina (PI), na 40ª com 37,30, completam a lista. Na análise feita pela ONG mexicana, as cidades brasileiras diminuíram a taxa média de mortes por 100 mil habitantes entre 2021 e 2022.

"Os países que seguiram políticas públicas não acomodando-se aos criminosos houve um progresso notável. O Brasil tem cada vez menos cidades na lista e com taxas mais baixas", afirma o relatório de análise da ONG.

A cidade com mais insegurança no planeta é Colima, no México, com uma taxa de 181,94 mortes violentas por 100 mil habitantes. O país também lidera a lista com 17 municípios no ranking, o Brasil vem em segundo lugar com dez, os Estados Unidos têm sete cidades na lista e a Colômbia tem seis.

"A situação das cidades do México é resultado de políticas fracassadas aplicadas desde a virada do século, que tem consistido em tolerar a violência de grupos criminosos e a existência de milícias privadas, que desafiam o monopólio do Estado sobre a segurança pública", diz o relatório da ONG.

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Foto: Shutterstock. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias