1 Nov 2023
Salvador é reconhecida com a melhor gestão fiscal entre as capitais brasileiras

Elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o índice avaliou as contas públicas de 5.240 municípios brasileiros a partir dos indicadores de investimentos, liquidez, autonomia e gastos com pessoal. De acordo com a metodologia aplicada, quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho.
Em relação ao levantamento de 2022, a nota geral de Salvador subiu de 0,8739 para 0,9823. A pontuação foi a maior da cidade desde a criação do estudo, em 2013. O destaque fica por conta do quesito "investimentos", que aumentou de 0,4958 para 0,9294.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
O índice de autonomia, que verifica se as receitas oriundas da atividade econômica suprem os custos da estrutura administrativa da Prefeitura, também foi destaque na avaliação. Pelo décimo ano seguido, o município obteve nota 1 no quesito. Já o indicador "gasto com pessoal" garantiu a nona pontuação máxima.
A secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, aponta que existe uma cultura no governo, desenvolvida nos últimos 10 anos, do gasto responsável dos recursos públicos. A gestora também destaca que o uso de tecnologia e análise de dados foram fundamentais para manter o "grau excelência" conquistado pela capital baiana desde 2017.
“O uso responsável dos recursos públicos impactou diretamente no bom desempenho da capital baiana no índice. A boa notícia se dá, principalmente, pela cultura de governo que a Prefeitura desenvolveu nos últimos anos, de investir mais recursos nas políticas que alcançam a população e menos na máquina pública. Ações de desburocratização impulsionaram o crescimento da atividade econômica da cidade e, por consequência, da receita. O bom planejamento estratégico com a definição de prioridades, por meio de uma equipe técnica de excelência, foi fundamental neste processo”, avalia Giovanna.
Conquista – Em 2023, Salvador também obteve pelo quarto ano seguido nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional. O levantamento analisa a consistência das informações enviadas pelos entes federativos através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro.
* Por Luana Veiga. Foto: Lucas Moura/Secom.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.