29 Dec 2023
Salvador é o 2° destino mais procurado do Brasil no Réveillon

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estima que mais de 485 mil turistas venham à capital durante esta semana de Réveillon. Um aumento de 28% em relação ao que se teve no ano passado, quando 379.721 turistas chegaram na cidade. Leonardo Franco, 41 anos, e Pâmela Fonseca, 38, são do Rio de Janeiro, estão em Salvador pela primeira vez e vão passar a virada na cidade. Os dois explicam os encantos que os trouxeram para cá.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
"Salvador é sempre muito bem falada e você entende o porquê. Aqui tudo é lindo, seja praia, arquitetura e outros lugares. Nessa época, então, tudo fica melhor. Quando você pensa em fim de ano, é um dos melhores destinos", fala Leonardo. Pâmela concorda e aponta seu local preferido. "O Porto da Barra é a melhor coisa, que praia! Nós ficamos pertinho e está sendo uma delícia porque o hotel está a poucos passos. Vamos ficar aqui para a virada, com toda certeza", fala ela, antes de sair para mais um passeio.
As praias, os pontos turísticos, a cultura e a culinária são atrativos citados por mais visitantes e por quem trabalha com turismo quando explicam a alta de movimento neste período. Para Fernando Araújo, gerente de operações do Hotel Pisa Plaza, há ainda um outro fator importante a ser considerado para justificar o porquê do Réveillon em Salvador ser tão procurado: o Festival Virada, que começou nesta quinta-feira (28) e segue até 1° de janeiro.
"O Festival é um ponto importante. Principalmente, a partir do momento em que foi para a Boca do Rio, que é uma área maior e com mais estrutura do que o Comércio ou Barra. E também porque fica próximo ao mar, uma vez que é uma tradição passar a virada na praia. É um evento do calendário da cidade e já está maduro", avalia Fernando.
Assim como em Salvador, outras cidades do Nordeste como Recife e Aracaju também realizam festas para a virada do ano. O presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, destaca, no entanto, que nenhuma é maior do que a da capital baiana.
"Ao longo dos últimos 10 anos, o Festival Virada Salvador se transformou no maior festival de música em espaços públicos do Brasil. Outras cidades começaram a fazer a nosso exemplo. Porém, nenhum deles se compara ao festival, com cinco dias de atrações e cem horas de músicas", completa.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia, a média geral de ocupação para a semana da virada é de 90%. E não são raros os hotéis que vão bater 100%, como conta Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA. "A tendência é ficar acima de 90% e, nos principais hotéis, a expectativa é de lotação máxima. Consequência de uma alta oferta e demanda de turismo e lazer da cidade", diz.
A clientela é variada. Não é difícil encontrar estrangeiros nos principais pontos turísticos da cidade, como o boliviano Rafael Rios, 28, que deu uma de Beyoncé e só entrou no Brasil para pisar em terras baianas. "Vim com uma amiga do Brasil que está morando lá e tem família aqui. Então, fiquei em Salvador e também em Irecê, cidade onde a família da minha amiga vive. Além do fato de ela ser baiana, vim aqui porque é uma cidade ainda mais bela do que nas fotos", fala ele.
Seja qual for o motivo da visita, o fato é que os hotéis se aqueceram para esta semana. No Deville Prime Salvador, tem até programação especial para os hóspedes devido à alta procura. "Temos atrações musicais, uma festa com um buffet especial do chef Diogo Calegari e também teremos a atração principal, a cantora Márcia Freire, ícone do Axé Music. A ocupação já chegou a 85% e supera o ano passado, quando ficamos em 80%", conta Joseane Cruz, gerente de operações do Deville Prime Salvador.
A gerente ainda projeta um verão de alta semelhante. O otimismo está alinhado com as estimativas da Secult para a estação. Os dados da pasta indicam que cerca de 3,1 milhões de turistas podem vir a Salvador durante o Verão de 2024, mantendo uma tendência de crescimento se considerarmos o verão de 2023, quando o número registrado no mesmo período foi de aproximadamente 3 milhões.
Foto: @crdrone.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.