3 Aug 2023
Salvador concorre em prêmio internacional considerado Oscar do turismo

São diversas categorias e, em território brasileiro, só o Rio de Janeiro acompanha Salvador na disputa que envolve cidades de todo planeta. Em outras categorias como destino mais romântico e principal destino de cruzeiros, por exemplo, também concorrem outras localidades como Fernando de Noronha (PE), São Paulo (SP), Paraty (RJ) e o Terminal Internacional de Cruzeiros Píer Mauá (RJ).
As votações para eleger os ganhadores são realizadas por profissionais do turismo, mídia e consumidores localizados em mais de 200 países de todo mundo. Neste ano, a votação foi encerrada no dia 14 de julho e os resultados serão divulgados em cerimônia que será realizada no dia 26 de agosto na ilha de Santa Lúcia, no Caribe. A celebração reunirá os principais players da indústria do turismo, proporcionando uma plataforma para o networking e o compartilhamento das melhores práticas.
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, esse tipo de premiação desempenha um papel importante na promoção e no reconhecimento do turismo brasileiro. “A premiação ajuda a destacar a excelência e a diversidade de experiências que o Brasil oferece aos visitantes. Esse reconhecimento internacional aumenta a visibilidade do país como destino turístico e também impulsiona o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais, incentivando investimentos, gerando empregos e fomentando a preservação do patrimônio natural e cultural”, disse.
Salvador em destaque
A capital baiana começou 2023 como o 4° destino mais procurado do país, de acordo com o buscador Kayak. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a capital recebeu 655 voos e 137.022 turistas vindos de outros países no primeiro semestre deste ano. O número representa um aumento de 83,5% na chegada turistas internacionais em relação ao que se viu no mesmo período - primeiro semestre - de 2022, quando vieram 74.668.
Sobre o fluxo internacional em Salvador e a indicação ao prêmio da Wanderlust, Gegê Magalhães, diretor de turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), entende que é uma resposta a diversidade de atrativos que a cidade reúne.
"Essa indicação internacional mostra que o trabalho de divulgação do destino Salvador está sendo muito bem feito. Deixa nítido que a cidade é desejável em vários aspectos, seja na música, cultura, gastronomia, natureza, religião e tantos outros aspectos", diz.
Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), justifica o sucesso, afirmando que há um trabalho contínuo para que a cidade tenha um calendário anual de eventos vasto e diversificado, não só no primeiro como no segundo semestre.
"Para a segunda metade do ano, já temos marcadas WSL de Surf, a Flipelô, feiral literária das mais importantes do Brasil. Temos Maratona Salvador 2023, que atualmente é uma competição de extrema importância para o turismo esportivo da cidade, assim como a Travessia Itaparica – Salvador, a mais relevante de águas abertas do Brasil", coloca ele.
Edington diz ainda que o calendário vai contar ainda com Triatlhon Oficial da Cidade (TriOn), eventos náuticos, Festival da Primavera, além do "Mundo Negro", momento em que toda Salvador receberá uma série de eventos destinados ao afroturismo.
Publicado por Carolina Cerqueira, com informações do Jornal CORREIO e do Ministério do Turismo. Fotos: @fernandoantoniofotos e @pontodevista_drones
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.