25 Sep 2023
Salmão vegano é primeiro alimento impresso em 3D a chegar aos supermercados da Europa
O salmão artificial é feito de micoproteína, também chamada de proteína fúngica, já que vem de fungos filamentosos. Nele, estão contidos ácidos graxos ômega-3, assim como a carne do peixe no qual é inspirado. Além disso, o alimento é rico em proteínas, com 9,5 g a cada 100 g, embora contenha menos do que o salmão “original”. O filé também não contém açúcar, glúten ou colesterol e traz as vitaminas A, B2, B3, B6, B12 e D2 e nove aminoácidos.
Segundo a Revo Foods, a micoproteína usada no The Filet tem textura natural semelhante à carne, demanda mínimo processamento e é mais sustentável por precisar de menos recursos, como água, por exemplo. De acordo com a companhia, o filé de salmão vegano chega a produzir de 77% a 86% a menos de dióxido de carbono na sua produção, além de 95% menos água potável do que a pesca e processamento do salmão orgânico.
@hashem.alghaili 3D printed vegan salmon hits the market. #Science #Research #Biology #Biotechnology #Food #learnontiktok original sound - Hashem Al-Ghaili
A Revo Foods afirma que, com sua tecnologia 3D-MassFormer, conseguiu desenvolver o primeiro processo capaz de produzir alimentos impressos em 3D em massa, abrindo possibilidades para o mercado de alternativas à carne.
Disponível em alguns supermercados na Europa, o salmão vegano impresso em 3D também é vendido no site da Revo Foods, com entrega para a Áustria e a Alemanha. O preço de 130 gramas é 6,99 euros (cerca de R$ 36).
Publicado por Carolina Cerqueira, com informações do CanalTech. Fotos: Divulgação/Revo Foods
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.




